Rádio Capital Fm
Bissau (28.04.2024) - O Coletivo de Técnicos de Saúde Novos Ingressos vai realizar uma vigília amanhã, 29, em Frente do Ministério da Saúde Pública para exigir a demissão do Ministro da tutela, Domingos Malú, que acusam de criar bagunça que levou a desistência de Fundo Global em poder assegurar o pagamento de dois anos de salários para essa categoria de técnicos, acordado com o governo de PAI TERRA RANKA.
Numa publicação na sua página no Facebook, o porta-voz do coletivo, Dencio Florentino Ié, anunciou que os técnicos vão amanhã exigir a demissão de Domingos Malú e que seja nomeada uma pessoa confiável e capaz de apresentar soluções viáveis para os problemas que afetam o sector da saúde neste momento.
Os técnicos em causa foram excluídos do sistema pelo então governo de Nuno Gomes Nabiam, em 2022, alegando ter tomada a decisão com base nas recomendações do Fundo Monitario Internacional. Mas foram reintegrados em 2023 pelo Governo de PAI TERRA RANKA, tendo, na altura, um acordo com o Fundo Global para reformas emergentes no setor da saúde, no âmbito de Programa de Emergência do executivo liderado por Geraldo Martins.
A vigília de Coletivo de Técnicos de Saúde Novos Ingressos acontece no momento atípico no setor da saúde e da educação, isto é, no decurso da terceira vaga de greve convocada pela Frente Social.
Por: Mamandin Indjai
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.