Com Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo MOPHU/28.05.2024
Decorreu hoje, no salão Victor Maria no Palácio do Governo, o Ateliê Nacional de Validação do Plano Nacional de transportes e logística da Guiné-Bissau-PNTL, com o objetivo de disseminar em maior escala, o conteúdo e a visão deste Plano estratégico de singular e transcendente importância para o desenvolvimento socioeconómico do nosso país.
O ato contou com honrosa presença da sua excelência Sr. Primeiro- Ministro da República da Guiné-Bissau;
Sua excelência Ministro Das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo; Ministro das Pescas e Economia Marítima; Ministro das Finanças; Ministro dos Recursos Naturais; Ministro da Energia; Ministro do Comércio e Indústria;
Representante Residente do Banco Mundial;
Embaixador da E.U;
Diretor dos Transportes para a África Ocidental do Banco Mundial;
e também contou com a presença dos técnicos dos diferentes departamentos governamentais
Decorreu hoje, no salão Victor Maria no Palácio do Governo, o Ateliê Nacional de Validação do Plano Nacional de transportes e logística da Guiné-Bissau-PNTL, com o objetivo de disseminar em maior escala, o conteúdo e a visão deste Plano estratégico de singular e transcendente importância para o desenvolvimento socioeconómico do nosso país.
O ato contou com honrosa presença da sua excelência Sr. Primeiro- Ministro da República da Guiné-Bissau;
Sua excelência Ministro Das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo; Ministro das Pescas e Economia Marítima; Ministro das Finanças; Ministro dos Recursos Naturais; Ministro da Energia; Ministro do Comércio e Indústria;
Representante Residente do Banco Mundial;
Embaixador da E.U;
Diretor dos Transportes para a África Ocidental do Banco Mundial;
e também contou com a presença dos técnicos dos diferentes departamentos governamentais
"RESUMO EXECUTIVO"
A posição geográfica da Guiné-Bissau constitui um importante trunfo a ser explorado para o seu desenvolvimento económico. Com efeito, o país está aberto ao oceano, faz fronteira com dos outros grandes países, Senegal e Guiné-Conacri, e os três fazem parte da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOAO) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), o que consolida o seu potencial para o comércio sub-regional.
A sua abertura ao oceano favorece as exportações e importações internacionais. E a posição do porto de Bissau podera favorecer significativamente a cabotagem entre os outros portos da sub-região e, mais precisamente, os portos mais próximos, como o porto de Ziguinchor no Senegal e Kamsar na Guiné Conacri.
Os quatro pilares motores do desenvolvimento económico da Guiné-Bissau, nomeadamente a Agricultura, a Pesca, o Turismo e o Sector Mineiro, sofrem de problemas crucias que os impedem de tirar partido da sua riqueza diversificada.
De facto, uma vez assegurada uma boa produtividade agrícola, pesqueira e mineira e posto em prátca um bom programa de turismo e ecoturismo, há uma grande necessidade de assegurar o transporte de mercadorias dos seus locais de produção para os locais de transformação, consumo ou exportação através de meios de transporte multimodais com apoio logístico moderno.
De facto, uma vez assegurada uma boa produtividade agrícola, pesqueira e mineira e posto em prátca um bom programa de turismo e ecoturismo, há uma grande necessidade de assegurar o transporte de mercadorias dos seus locais de produção para os locais de transformação, consumo ou exportação através de meios de transporte multimodais com apoio logístico moderno.
O problema para a Guiné-Bissau é nevitavelmente a falta de infraestruturas de transporte modernas que possam apoiar os pilares da sua economia e capitalizar todo o potencial do país.
A elaboração de um Plano Nacional de Transportes e Logística para a Guiné-Bissau (PNTL) visa apoar o desenvolvimento sustentável das componentes da economia que estão harmoniosamente integradas com
as principais zonas económicas do país e a sub-região da África Ocidental.
O principal objectivo deste estudo é desenvolver um Plano Nacional de Transportes e Logística para orientar grandes investmentos e polítcas sectoriais a curto, médo e longo prazo.
Os subsectores dos transportes e da logística estão em causa, nomeadamente:
*Transportes rodoviários e urbanos,
*Transporte ferroviário,
*Transporte marítimo e por vias navegáveis interiores,
*E transporte aéreo
*Transportes rodoviários e urbanos,
*Transporte ferroviário,
*Transporte marítimo e por vias navegáveis interiores,
*E transporte aéreo
Atelier de validação do plano Nacional de transporte e logística da Guiné-Bissau -PNTL-01
Atelier de validação do plano Nacional de transporte e logística da Guiné-Bissau -PNTL _02
Atelier de validação do plano Nacional de transporte e logística da Guiné-Bissau -PNTL_03
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