segunda-feira, 4 de março de 2024

Mulher mais velha do mundo está de parabéns. Comemora hoje 117 anos... Maria Branyas nasceu a 4 de março de 1907, em São Francisco, nos EUA, e era filha de pais espanhóis.

© Facebook

Notícias ao Minuto   04/03/24 

A mulher mais velha do mundo, Maria Branyas, comemora, esta segunda-feira, 117 anos. Nasceu a 4 de março de 1907, em São Francisco, nos EUA, e era filha de pais espanhóis.

A filha de Maria, Rosa Moret, revelou que a mãe tem "perdido peso nos últimos meses" e que desde o verão "tem sofrido um declínio lento". No entanto, Maria "não tem nenhuma doença". 

De acordo com o jornal La Vanguardia, Maria está a dois meses de se tornar uma das dez pessoas mais velhas da história, embora considere os registos "absurdos". “Ela diz que isso não tem mérito para ela ou para qualquer outra pessoa”, adiantou a filha.

De acordo com a associação Gerontology Research Group (GRG), que mantém os registos do Guinness, existiram onze pessoas que viveram mais tempo do que Maria. No entanto, nenhuma delas se encontra atualmente viva. Segundo os dados da GRG, apenas quatro pessoas no mundo atingiram os 118 anos e só uma mulher superou a marca, ao morrer aos 112 anos e 164 dias, em agosto de 1997. 

Devido à avançada idade, Maria perdeu a visão, a audição e tem já perdas de memória. Não consegue andar sozinha, mas mantém as suas faculdades mentais. 

Em maio de 2020, Maria Branyas tornou-se a pessoa mais velha do mundo a sobreviver à Covid-19, aos 113 anos, e, quase três anos depois, tornou-se a pessoa mais velha do planeta.


Leia Também: "O antigo Presidente cabo-verdiano Pedro Pires, de 89 anos, foi hoje operado com sucesso a uma fratura numa perna, no Hospital Agostinho Neto, na Praia, disse à Lusa fonte familiar.


Sem comentários:

Enviar um comentário