sábado, 23 de março de 2024

MOSCOVO: Estados Unidos já tinham avisado, através da sua embaixada em Moscovo, a 7 de março, para a possibilidade de um atentado a concentrações de pessoas.

© STRINGER/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto   23/03/24  

 Ataque? Fonte dos serviços secretos russos confirma informações dos EUA

Estados Unidos já tinham avisado, através da sua embaixada em Moscovo, a 7 de março, para a possibilidade de um atentado a concentrações de pessoas.

A Rússia recebeu informações dos Estados Unidos sobre a possibilidade de um atentado em Moscovo, no entanto, a mesma não continha detalhes, disse fonte dos serviços de inteligência russos à agência estatal RIA Novosti.

"Essa informação realmente chegou", confirmou a fonte, dizendo, contudo, que se tratavam de dados de natureza geral, segundo a agência. 

Recorde-se que os Estados Unidos já tinham avisado, através da sua embaixada em Moscovo, a 7 de março, para a possibilidade de um atentado a concentrações de pessoas, incluindo concertos, recomendando aos cidadãos norte-americanos que evitassem grandes aglomerações, o que foi minimizado pelos dirigentes russos. Esta informação, segundo a Casa Branca, foi compartilhada com a Rússia. 

O ataque armado, a que se seguiu um enorme incêndio numa sala de concertos nos arredores de Moscovo, resultou na morte de pelo menos 115 pessoas e várias dezenas de feridos e foi reivindicado pelo Estado Islâmico (EI). 

O EI, que já atacou a Rússia em várias ocasiões, afirmou na plataforma de mensagens Telegram que os combatentes do grupo "atacaram uma grande concentração (...) nos arredores da capital russa".

A organização fundamentalista afirmou que o grupo de comandos tinha depois "regressado em segurança à base".

O atentado, que os meios de comunicação social russos começaram a noticiar por volta das 20h15 de Moscovo (17h15 em Lisboa), foi levado a cabo por vários indivíduos armados na Crocus City Hall, numa sala de espetáculos situada em Krasnogorsk, nos arredores da capital russa, informou a AFP.

Jornalistas da uma agência de notícias viram o edifício mergulhado em chamas, nuvens de fumo negro a sair do telhado e uma enorme presença policial e dos serviços de emergência.

De acordo com a televisão russa, o telhado do edifício colapsou parcialmente. Não foi dada qualquer informação sobre o número de pessoas presas no interior da estrutura.

Segundo um jornalista da agência de notícias estatal Ria Novosti, pessoas camufladas invadiram a sala de espetáculos antes de abrirem fogo e lançarem "uma granada ou uma bomba incendiária".

Os serviços de emergência afirmaram que as chamas se espalharam pelos quase 13 mil metros quadrados do edifício, antes de o fogo ser contido.

Este sábado, o Kremlin anunciou a detenção de 11 pessoas ligadas ao atentado, incluindo quatro atacantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário