quarta-feira, 27 de março de 2024

Filho do antigo Presidente da Guiné-Bissau preso nos EUA por tráfico de droga

 voaportugues.com

Sanha era o líder e organizador da conspiração de tráfico de heroína e estava envolvido na sua importação da Europa para os Estados Unidos, de acordo com o comunicado.

O filho de um antigo presidente da Guiné-Bissau foi condenado a mais de seis anos e meio de prisão por envolvimento numa conspiração transnacional de tráfico de heroína, anunciou terça-feira o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Malam Bacai Sanha Jr, 52 anos, tencionava utilizar os lucros para financiar um golpe de Estado no país da África Ocidental que o levaria à presidência e à instauração de um "regime de droga", segundo o comunicado divulgado pelo Procurador do Distrito Sul do Texas.

"Malam Bacai Sanha Jr. não era um traficante internacional de droga vulgar", afirmou Douglas Williams, agente especial responsável pelo Gabinete de Campo do FBI em Houston. "É o filho do antigo Presidente da Guiné-Bissau e traficava droga por uma razão muito específica: financiar um golpe de Estado."

Foi detido juntamente com um co-conspirador depois de chegar a Dar Es Salaam, na Tanzânia, em julho de 2022. Pouco tempo depois, foram extraditados para os Estados Unidos.

Em setembro de 2023, Sanha declarou-se culpado "de conspiração para distribuir uma substância controlada para fins de importação ilegal", de acordo com a declaração de terça-feira.

Foi condenado a 80 meses de prisão.

O pai de Sanha, Malam Bacai Sanha, foi inicialmente instalado por uma junta como líder interino em 1999, tendo perdido as eleições no ano seguinte.

Ganhou a presidência nas eleições de 2009, mas morreu quando procurava tratamento médico em Paris, em janeiro de 2012, antes de concluir o seu mandato.

O seu filho, conhecido como "Bacaizinho" na Guiné-Bissau, desempenhou vários cargos governamentais, incluindo o de conselheiro económico do seu pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário