quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Morreu Peanut, a galinha mais velha do mundo. Tinha 21 anos e 238 dias

© Darwin's Eden

Notícias ao Minuto    03/01/24 

O anúncio foi feito pela dona, Marsi, que afirmou estar "com o coração partido" após perder a sua companhia das últimas duas décadas.

Peanut, reconhecida pelo Guinness World Records como a galinha mais velha do mundo, morreu no dia de Natal, 25 de dezembro, aos 21 anos e 238 anos, no estado norte-americano do Michigan. O anúncio foi feito pela dona, Marsi, que afirmou estar "com o coração partido" após perder a companhia das últimas duas décadas.

"Para mim, Peanut era um membro próximo da família e estou de luto pela perda dela. Unimo-nos há 21 anos e meio, quando a tirei de um ovo e, embora perceba que teve uma vida fenomenalmente longa para uma galinha, ainda assim estou com o coração partido", anunciou a mulher, no blog 'Darwin's Eden'.

A galinha foi abandonada pela mãe e depois passou os primeiros dois anos da sua vida numa gaiola na sala de jantar da dona, até ser transferida para um galinheiro na rua. Ao longo dos quase 22 anos, chocou vários ovos e os seus descendentes permanecem ao cuidado de Marsi.

"A velhice estava a tomar conta dela e acabou também por desistir", contou a dona, que acrescentou que a galinha começou a adoecer no dia 23 de dezembro e viria a morrer dois dias depois.

"Pelas 5h00 [do dia 25], o seu pescoço relaxou no meu, e eu sabia que tinha morrido pacificamente enquanto dormia", lamentou Marsi. "Sei que dias melhores virão com o tempo. Mas a sua falta será para sempre".

Peanut foi notícia em março de 2023, após ter sido eleita pelo Guinness World Records como a galinha mais velha do mundo, aos 21 anos. A expetativa de vida das galinhas varia em torno de cinco a 10 anos, segundo o Guinness, e Peanut ultrapassou a marca sem qualquer problema.

'Peanut' bateu recorde do Guinness. É a galinha mais velha do mundo

Segundo a dona, além de uma alimentação saudável e vitamina D, o mais importante segredo para a longevidade é "enchê-la de amor".

Notícias ao Minuto | 13:05 - 09/03/2023


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.