Notícias ao Minuto 10/07/23
Quase toda a gente já sofreu de cãibras nas pernas. É algo normal e, na maioria das vezes, inofensivo, mas também muito incómodo e doloroso. Não sabe o que causa esta a súbita contração dos músculos da barriga da perna ou das coxas? Médicos enumeraram as razões mais comuns na revista Self.
1- Fadiga e uso excessivo
Neste caso, as cãibras acontecem devido à pressão sobre as articulações e os músculos, explica John Gallucci Jr., um fisioterapeuta.
Então, "a pressão adicional sobre o músculo faz com que os músculos circundantes se tornem fracos, o que, por sua vez, faz com que outros músculos trabalhem mais, o que resulta numa contração que pode durar de segundos a minutos"
2- Desequilíbrio de eletrólitos
"Quando temos um desequilíbrio eletrolítico, particularmente um desequilíbrio de certos eletrólitos como o magnésio, podem ocorrer cãibras musculares", explica Lauren Manaker, outra médica.
Aliás, como o magnésio desempenha um papel na contração muscular, muitos acreditam que a deficiência deste nutriente pode estar particularmente ligada a cãibras musculares, acrescenta.
3- Certas doenças e medicamentos
É o caso de condições como diabetes, trombose venosa profunda, insuficiência renal, doença arterial periférica, compressão de nervos ou doenças que envolvam o fígado ou a tiroide. "Estas condições podem causar a dor de uma "cãibra", mas pode ser outra coisa que está a causar a dor, como um coágulo de sangue, por exemplo", diz John Gallucci Jr.
4- Não fazer alongamentos
Isto aumenta significativamente a vulnerabilidade e o risco de sofrer cãibras nas pernas. Aliás, se alonga incorretamente, é capaz de aumentar as dores, o que resulta em mais espasmos musculares
5- Passa muito tempo sentado ou de pé
Estes hábitos podem causar uma série de problemas de saúde, incluindo aumento de peso e obesidade, aumento da pressão arterial, níveis elevados de açúcar no sangue e outros problemas de saúde. Todos levam a uma maior probabilidade de cãibras nas pernas.
Sem comentários:
Enviar um comentário