Foto tirada de uma filmagem distribuída pelo Serviço de Imprensa do Ministério da Defesa da Rússia em 26 de setembro de 2020, mísseis russos lançados de sistemas de mísseis em exercícios estratégicos de comando e estado-maior Kavkaz-2020 no campo de treino Kapustin Yar, Rússia.RUSSIAN DEFENSE MINISTRY PRESS SERVICE VIA AP
Por sicnoticias.pt 12/04/23
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou hoje ter lançado um míssil balístico intercontinental a partir de uma base militar no sul do país, situada a menos de 500 quilómetros da fronteira com a Ucrânia.
"Em 11 de abril de 2023, uma equipa de combate das Forças de Mísseis Estratégicos lançou com sucesso um míssil balístico intercontinental a partir de um sistema móvel de mísseis terrestres" na base de Kapustin Yar, na região de Astrakhan, pode ler-se no comunicado.
O ministério indicou que o objetivo do lançamento foi testar equipamentos avançados de combate, confirmar a exatidão do desenho da rota de voo e das soluções técnicas utilizadas no desenvolvimento de novos sistemas de mísseis.
Na mesma nota referiu-se que "o lançamento foi concluído na sua totalidade", depois do míssil, lançado junto ao mar Cáspio, ter atingido o alvo, num campo de treino militar em Sary Shagan, no Cazaquistão, a cerca de três mil quilómetros de distância.
A invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, desencadeou uma guerra que mergulhou a Europa na pior crise de segurança desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A Ucrânia tem contado com o fornecimento de armas pelos seus aliados ocidentais para combater as tropas russas.
Os aliados de Kiev também têm imposto sucessivos pacotes de sanções económicas a Moscovo para tentar diminuir a capacidade russa de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.
Sem comentários:
Enviar um comentário