quarta-feira, 12 de abril de 2023

INOVAÇÃO: Investigadores querem 'ressuscitar' pessoas com Inteligência Artificial

© Reuters

Notícias ao Minuto   12/04/23 

Imagine falar com entes queridos através de um avatar, os quais contam com a mesma voz e maneirismos.

Um investigador e especialista na área da Inteligência Artificial, Pratik Desai, acredita que será possível ‘instalar’ a personalidade de familiares já falecidos em computadores já a partir do final do ano.

“Comecem a gravar regularmente as pessoas de que mais gostam, os vossos pais e avós. Com suficientes dados de transcrição e novos modelos de vídeo e de sintetização de voz, há uma probabilidade de 100% de que possam viver para sempre depois de abandonarem o mundo físico”, nota Desai numa publicação no Twitter. Isto poderá ser possível até ao final do ano”.

O investigador acredita que, com dados suficientes, é possível transferir para computadores o que se acredita ser a ‘personalidade’ de entes queridos já falecidos - o que significa que será possível continuar a interagir com eles mesmo depois de mortos.

Desai não parece ser o único investigador a acreditar nesta proposta. Artur Sychov, fundador e CEO da Somnium Space, uma empresa que está a trabalhar numa versão do metaverso, criou uma funcionalidade de nome Live Forever (Viver para Sempre, em português). A proposta é criar um avatar virtual a partir dos dados da pessoa falecida, incluindo não só as características faciais, e a forma de falar como também a forma de andar.

“Literalmente, se eu morrer - e tiver estes dados recolhidos - as pessoas ou os meus filhos podem ter uma conversa com o meu avatar, que terá os meus movimentos e a minha voz. Vão conhecer a pessoa. E pelos primeiros dez minutos a falar com essa pessoa, talvez não saibas que é na verdade uma Inteligência Artificial. Esse é o objetivo", contou Sychov em entrevista à Vice.


Leia Também: Como detetar imagens geradas ou manipuladas por Inteligência Artificial

Sem comentários:

Enviar um comentário