domingo, 15 de outubro de 2023

Segredo da longevidade? Para esta centenária, uma das chaves é... xerez

© Reprodução/The Yorkshire Post

Notícias ao Minuto   15/10/23 

Ainda que o marido não soubesse dançar, isso não impediu a centenária de o fazer até aos 96 anos.

Rodeada pela família no seu 105.º aniversário, uma centenária de Yorkshire, no Reino Unido, revelou que o segredo para a sua longevidade passa por tomar dois copos de xerez antes de dormir, bem como por comer tostas barradas com Marmite ao pequeno almoço.

“A minha mãe costumava meter muito, mas não é suposto. Não me fez qualquer mal, ainda assim. Bebo dois copos de xerez à noite, o que me ajuda a dormir, e são as únicas coisas que faço regularmente. Também nunca fumei. E dancei muito”, contou Joan Prince, citada pelo The Yorkshire Post.

Aos 17 anos, a mulher ficou noiva do namorado, Granville Price, com quem estava havia dois anos, mas a sua mãe considerou que não se poderia casar até completar 21 anos. O casal deu o nó em 1939, mudando-se para Sheffield, onde ainda reside.

Ainda que o marido não soubesse dançar, isso não impediu a centenária de o fazer até aos 96 anos.

“Costumava dançar, jardinar, pintar, desenhar, costurar… Agora não tenho visão, não o consigo fazer. Também costumava cantar, mas já não o faço”, lamentou.

Desde os 14 anos que Joan trabalhava na loja de ‘fish and chips’ dos pais e, com o brotar da Segunda Guerra Mundial, vendia mercearia a partir da sua sala de estar. Com a chegada dos supermercados, nos anos 70, deixou de o fazer.

“Não foi fácil, porque estava tudo racionado. Começámos com o pé atrás, mas adorei, e só fechei quando construíram os supermercados. Toda a gente enlouqueceu, e perdi completamente o meu comércio. Fechei-o nos anos 70 e assumi a loja de ‘fish and chips’", recordou.

No seu aniversário, a mulher desejou que os amigos ainda estivessem vivos para celebrar consigo.

“Adoro estar com pessoas”, assegurou.



Leia Também: Afinal, quantas vezes precisa de limpar a língua durante o dia?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.