Os tubos que drenam a chuva não só ecoam os pingos da água batendo nos canos como também transformam o clima nublado em uma sinfonia única que toca toda a cidade. Isso acontece apenas neste prédio engenhoso na Alemanha, especificamente em Dresden, no bairro de Äußere Neustadt, que se tornou atração turística.
O complexo Kunsthofpassage foi projetado com um sistema de calhas e funis anexados na parede externa que transformam o imóvel turquesa em praticamente um instrumento musical. Os curiosos não se importam com o clima ruim e enfrentam a chuva para assistir ao espetáculo do edifício, localizado em um bairro boêmio da cidade.
Criado pela escultora Annette Paul e pelos designers Christoph Rossner e André Tempel, o imóvel faz parte de um projeto artístico intitulado “Pátio de Elementos” (Hof der Elemente) , que exibe talentos artísticos de jovens locais que também são residentes nos apartamentos ao redor.
A inspiração veio da casa de um dos autores em São Petersburgo, onde era possível ouvir os sons exagerados que a chuva produzia nas tubulações.
OS PRÉDIOS DE KUNSTHOFPASSAGE
O projeto inclui também um prédio de fachada amarela concebido em painéis de alumínio que representa a luz e os raios solares (Hof des Lichts – em alemão), e outro edifício verde adornado com girafas e macacos (Hof der Tiere) que faz alusão aos animais.
Na cidade, há um total de cinco imóveis integrantes da mesma obra, incluindo ainda um “Pátio das Metamorfoses” (Hof der Metamorphosen) e outro “Pátio das Criaturas Míticas” (Hof der Fabelwesen).
Apesar dos edifícios do complexo Kunsthofpassage ficarem um pouco fora e afastados dos pontos turísticos tradicionais, passear por ali vale a pena pelo cenário mágico, principalmente se o dia estiver monótono e clima de chuva.
Se você estiver de viagem marcada para Dresden, não deixe de conhecer as instalações da Kunsthofpassage. A entrada é gratuita. Por ali, os comércios locais, lojas legais e cafeterias descoladas funcionam de segunda a sexta, das 13h às 19h. Nos finais de semana, das 10h às 20h.
Para chegar: é só olhar com atenção às placas com uma vaca voadora que fica nas ruas Alaunstrasse 70 e GörlitzerStrasse 20-25, no bairro de Neustadt. Siga pela Alaunstrasse até o número 70 para entrar nos pátios. A entrada é discreta e o interior ao ar livre é vibrante.
Partindo do Centro, você deve tomar a linha S1, do metrô, e descer na estação Dresden-Neustadt. De tram, o sistema de bondinhos de Dresden, você pode escolher entre as linhas 7 e 8, parando na estação Louisenstraße.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.