quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

"Sabemos que a Rússia perderá e vitória [da Ucrânia] mudará o mundo"... Volodymyr Zelensky

© Getty Images

POR LUSA  08/02/23 

O presidente da Ucrânia discursou hoje no parlamento britânico. Zelensky referiu em particular o antigo primeiro-ministro Boris Johnson por ter convencido aliados a ajudar a Ucrânia.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, destacou hoje o apoio do Reino Unido "quando o mundo ainda não tinha chegado a compreender como reagir" a ameaça da Rússia. 

Num discurso hoje no parlamento britânico, no âmbito de uma visita inesperada, lembrou que "Londres tem estado com Kyiv desde o primeiro dia, desde os primeiros segundos e minutos da guerra" e que estendeu "uma mão amiga quando o mundo ainda não tinha chegado a compreender como reagir".

Zelensky referiu em particular o antigo primeiro-ministro Boris Johnson por ter convencido aliados a ajudar a Ucrânia "quando parecia absolutamente difícil" e aos deputados em geral pela "coragem e caráter na altura, forte carácter britânico". 

O líder ucraniano deixou uma mensagem de confiança e segurança na vitória do seu país. "Sabemos que a liberdade vencerá, sabemos que a Rússia perderá e realmente sabemos que a vitória mudará o mundo e esta será uma mudança que o mundo precisa há muito tempo", indicou.

Indicou, ainda, que se deslocou a Westminster Hall em nome dos soldados ucranianos. "Vim aqui e estou diante de vós em nome dos bravos, em nome dos nossos guerreiros que estão, neste momento, nas trincheiras debaixo de fogo da artilharia inimiga, em nome dos nossos artilheiros e todos os defensores do céu, que protegem a Ucrânia contra aeronaves e mísseis inimigos", afirmou.


Sem comentários:

Enviar um comentário