domingo, 29 de janeiro de 2023

Zelensky pede “sistema de mísseis relevante” para travar "terrorismo russo" na Ucrânia


SIC Notícias  29/01/23

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pede o envio de mísseis de longe alcance, na mesma semana em que vários países prometeram o envio de mais de 300 tanques.

A Rússia estará a preparar uma nova onda de ataques para o final de fevereiro, altura em que é assinalado um ano de guerra na Ucrânia. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, diz que só através da força se consegue travar o avanço das tropas russas.

Na habitual declaração do país, Zelensky insiste que a Ucrânia precisa rapidamente de mísseis de longo alcance para travar a ofensiva russa no país.

“A Ucrânia precisa de mísseis de longo alcance... para que os invasores não consigam destruir cidades ucranianas com lança-mísseis posicionados longe da linha da frente”, defende.

O chefe de Estado ucraniano afirma que a Ucrânia precisa do míssil ATACMS, de fabrico norte-americano, que tem um alcance de 297 quilómetros. Esta é uma arma que os Estados Unidos da América se têm recusado a fornecer, até agora.

Esta semana, vários países prometeram o envio de mais de 300 tanques. Os países que estão a apoiar a Ucrânia estão ainda em conversações para acelerar a entrega de mísseis de longo alcance e de aeronaves militares.

O reforço não deverá chegar a tempo da nova onda de ataques.


Leia Também:  Novos tanques para Ucrânia: um pesadelo? Para quem?

Sem comentários:

Enviar um comentário