domingo, 29 de janeiro de 2023

HWPL Comunicado de imprensa : 1ª Convenção Nacional de Paz Realizada para Promover a Unidade nacional


CIDADE DE PASAY—A 1ª Convenção Nacional de Paz foi realizada em 25 de janeiro de 2023 com o tema "Uma Nação Unida pela Paz, Futuro Unido: A Paz está Aqui", o evento, que contou com a presença de mais de 1.500 defensores da paz para construir um roteiro holístico para a obtenção da unidade nacional através da paz, em consonância com a agenda do Governo Marcos.

O Dr. Ronald Adamat, Comissário da Comissão de Educação Superior (CHED) e Presidente Fundador de Voluntários pela Paz (VIP), liderou o evento. 

"Queremos que a paz prevaleça em nosso país. Queremos que a paz seja a língua que todos nós falaremos e que todos os filipinos e cidadãos de todo o mundo entenderão. Hoje, vamos declarar uma pandemia de paz. Espalhemos a paz a todos, para que vivamos e gozemos da paz, não da paz obtida com a morte", disse o Dr. Adamat.

O Dr. Adamat é o primeiro filipino a receber o prestigiado Prêmio Mahatma MK Gandhi da Paz Não-Violenta, concedido no ano passado em reconhecimento à sua contribuição para a construção da paz por meio do ensino superior

O presidente Lee Man-hee da Cultura Celestial, Paz Mundial, Restauração da Luz (HWPL), um veterano da guerra coreana de 92 anos também participou do evento. 

"A construção da paz em Mindanao após o conflito está se tornando conhecida mundialmente. É o evento de transformar a morte em vida pela paz. Começando com Mindanao e as Filipinas, quando nos unirmos em amor, a paz virá ao nosso mundo. Por esta razão, todos nas Filipinas devem se unir e trabalhar juntos como mensageiros da paz", disse o presidente Lee.

Os dois defensores da paz se encontraram pela primeira vez em 2017 durante a Cúpula Mundial da Paz da HWPL, realizada na Coreia do Sul. Como expressão de seu compromisso compartilhado com a promoção da paz, CHED e HWPL assinaram um Memorando de Acordo (MOA) em 2018 para integrar a educação da paz nos currículos do ensino superior. 

A convenção teve início com a primeira sessão plenária, seguida de sessões paralelas à tarde. As sessões paralelas foram conduzidas separadamente para cinco grupos setoriais – legisladores e organizações não-governamentais, academia e jovens, grupos religiosos e étnicos, mulheres e mídia. Cada sessão elaborou uma resolução que continha sua solidariedade com os esforços de construção da paz dos organizadores.

As cinco resoluções foram consolidadas durante a segunda sessão plenária para pedir que o presidente Bongbong Marcos proclame o dia 24 de janeiro como "Dia Nacional da Paz" ou "Dia da Trégua".

A data, 24 de janeiro, foi proposta em comemoração a um acordo de paz liderado por civis assinado na cidade de General Santos em 2014 para promover a reconciliação entre as comunidades locais. Este acordo foi proposto pelo presidente Lee da HWPL para mediar entre o conflito existente em Mindanao na época. A data foi mais tarde declarada como "Dia da Paz HWPL" pelo então governador de Maguindanao, Toto Mangudadatu, em 2015, e pelo ministro-chefe da BARMM e presidente da MILF, Ahod Ebrahim, em 2016

Os organizadores acreditam que a declaração de um Dia Nacional da Paz servirá como o mecanismo pelo qual, todos os anos, as atividades relacionadas à paz serão observadas e celebradas em todo o país.

HWPL Press NS

Sem comentários:

Enviar um comentário