segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Dia mundial de diabetes: GUINÉ-BISSAU COM FALTA DE INSULINA

@cpt.com.br

Por: Turé da Silva  radiosolmansi.net

A Associação para a Saúde e Luta contra Diabetes na Guiné-Bissau revelou que quadro dos indicadores de diabetes no país está a aumentar cada vez mais e, no entanto, denuncia a escassez de alguns medicamentos destinados ao tratamento dos diabéticos no país.

A denúncia da associação foi feita, hoje, no dia em que o mundo comemora o Dia Mundial de Diabetes que visa conscientizar o mundo em relação ao crescente fardo desta doença e às estratégias necessárias para prevenir e enfrentar a ameaça que esta doença representa.

A Diretora Executiva da referida associação, Artemisa Adélia Lopes, disse que o país está a deparar-se nos últimos dias com a falta de insulina lenta, facto que está a ter impacto negativo na vida dos diabéticos.

“Desde a semana passada que os doentes com diabetes estão a deparar com dificuldades de encontrar medicamentos de insulina lenta, e o facto que motivou a associação para a Saúde e Luta contra Diabete na Guiné-Bissau a oferecer o seu stock para os pacientes que procuram a referida associação”, revelou Artemisa Adélia Lopes.

Adélia Lopes revelou também que nos últimos tempos o crescimento do quadro dos indicadores da diabetes está a aumentar cada vez mais no país, e justificou o aumento com a procura da parte da associação dos pacientes.

“Nos últimos tempos as pessoas com diabetes procuram a associação para poder beneficiar de alguns medicamentos, este demostra o crescimento do quadro dos indicadores de pessoas com diabetes no país”, sustenta.

A Associação para a Saúde e Luta contra Diabete na Guiné-Bissau exorta o governo a promover a isenção da taxa sobre a entrada dos medicamentos destinados aos pacientes da diabetes no país.

Entretanto, numa entrevista à RSM recentemente, através do programa “Viva Saúde”, Januário Lima, médico especializado em medicina familiar aconselhou os diabéticos a praticarem sempre o desporto, porque é uma das formas de afastar esta doença.

“Diabetes não gosta das pessoas que praticam desporto sempre, por isso é bom sempre praticar o desporto nos momentos livres, também as pessoas com hipertensão são grupo de risco de diabetes, mas podem ser evitados, com a redução de consumo de sal e a redução de peso”, explicou o médico.  

Sem comentários:

Enviar um comentário