sábado, 12 de março de 2022

Umaro Sissoco Embaló analisa a crise Russa/Ucraniana com Erdogan

À margem do Fórum da Diplomacia que termina amanhã na ilha de Antalya, o Chefe de Estado guineense foi recebido pelo homólogo Turco, Recep Tayyip Erdogan com quem analisou a crise entre Moscovo e Kiev.

Na opinião do Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, Turquia pelo seu peso na diplomacia mundial, deve assumir uma postura de neutralidade bem como aproximar as partes em conflito como tem feito até aqui.

Na quarta-feira passada, os Ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e da Ucrânia tiveram um primeiro encontro em Antalya desde o eclodir do conflito entre os dois países há duas semanas.

Na audiência com Umaro Sissoco Embaló, o Presidente Erdogan anunciou para breve a nomeação de um Embaixador para a Guiné-Bissau e o início da construção de raiz do edifício da Embaixada Turca em Bissau.

O Chefe de Estado Turco promete realizar depois do mês sagrado de Ramadão a sua visita a Guiné-Bissau devia ter lugar no mês passado e garantiu o objectivo é elevar o volume de negócio entre Bissau e Ancara para 100 milhões de dólares por ano.

Entretanto já está em curso a preparação de uma comissão económica mista entre os dois países bem como a assinatura de um acordo no domínio da indústria militar e na formação de quadros no domínio da defesa e segurança.



Leia Também👇


Jornal Odemocrata
  12/03/2022

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, exortou a Turquia a assumir uma postura de neutralidade face ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, apelando ao seu homólogo turco a continuar a trabalhar para aproximar as partes e encontrar uma solução.

Embaló fez este apelo este sábado, 12 de março de 2022, depois do encontro com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, à margem do Fórum da Diplomacia que decorre na ilha de Antalya.

Durante a reunião, os dois chefes de Estados analisaram a crise entre Moscovo e Kiev.

Umaro Sissoco Embaló disse que a Turquia, “pelo seu peso na diplomacia mundial”, deve assumir uma postura de neutralidade e trabalhar para aproximar as partes em conflito.

No encontro, Erdogan anunciou, para breve, a nomeação de um Embaixador para Guiné-Bissau, bem como a construção, de raiz, do edifício que albergará a Embaixada turca em Bissau.

Erdogan confirmou ao chefe de Estado guineense que vai visitar a Guiné-Bissau, depois do mês de Ramadão, acrescentando que os dois países vão desenvolver relações com o objetivo de elevar o volume de negócios entre Bissau e Ancara para 100 milhões de dólares por ano.

Segundo o gabinete do Presidente da República, Bissau e Ancara estão a trabalhar na preparação de uma comissão económica mista e de um acordo no domínio da formação de quadros nos setores da defesa e segurança.

Refira-se que o Presidente Umaro Sissoco Embaló, deixou a Ancara (Turquia) e iniciou este sábado uma visita de 24 horas ao Qatar.

Por: Assana Sambú 

Sem comentários:

Enviar um comentário