segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

África Ocidental: Os Chefes de Estados criam a força antigolpe.

Por: Geraldo C    Radio TV Bantaba

Os Líderes da África Ocidental planejam força de manutenção da paz para combater a reputação de ‘cinturão golpista’.

A intenção dos Líderes da Sub-região foi conhecida este domingo (4.12) no âmbito da cimeira dos Chefes de Estados e governos da África Ocidental na Abuja – Nigéria.

“Os lideres africanos estabeleceriam uma força regional de manutenção da paz para intervir nos Estados membros e ajudar a restaurar a segurança e a ordem constitucional em uma região que testemunhou vários golpes nos últimos dois anos”, avançou Agência Reuters.

A África Ocidental e Central fez progressos na última década para se livrar de sua reputação de “cinturão golpista”, mas a Comissão Econômica para os Estados da África Ocidental (CEDEAO) quer fazer mais para impulsionar o governo constitucional em seus estados membros.

“Os líderes da CEDEAO decidiram recalibrar nossa arquitetura de segurança para garantir que cuidemos de nossa própria segurança na região”, disseram os líderes em um comunicado após uma cúpula anual na capital da Nigéria, Abuja”, noticiou.

De acordo com Agência Reuters, “os líderes estão determinados a estabelecer uma força regional que intervirá em caso de necessidade, seja na área de segurança, terrorismo (ou para)… restaurar a ordem constitucional nos países membros.” A CEDEAO não deu detalhes sobre como a força será constituída, mas disse que os chefes de defesa se reunirão no próximo mês para definir como ela funcionará”.

RTB/Reuters

Sem comentários:

Enviar um comentário