Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau
O Primeiro-Ministro convocou para uma reunião no seu Gabinete, os Responsáveis do Ministério das Pescas, Associação das Mulheres da Atividade Económica(AMAE), e representantes das mulheres revendedoras do pescado e hortaliças nos mercados nacionais.
Em cima da mesa, a questão de escassez desses produtos e sobretudo dos elevados preços que estão a ser praticados.
A reunião serviu para o Chefe do Governo ouvir diretamente dos intervenientes, quais os reais problemas, constrangimentos e obstáculos, que estão a fazer com que esses produtos chegam a preços elevados ao consumidor.
Foram apresentadas um conjunto de situações, uns de índole estrutural e outras de desvios comportamentais e abuso de autoridade, consubstanciadas em cobranças e pagamentos de impostos e taxas fora do quadro legal, sendo que foi solicitado a intervenção direta do Chefe do Governo na sua solução.
Esta reunião, sendo a primeira do género e atendendo a sua natureza, foi bastante esclarecedora em relação aos pontos onde existem situações anómalas dentro do quadro geral do normal funcionamento dessas atividades e de dificuldades quotidiana dessas Mulheres.
Foi tomado muito boa nota, e um segundo encontro para breve ficou prometido, onde será apresentado soluções.
O problema da inflação, é uma questão que tem mobilizado toda a preocupação do Governo, trabalhos estão a ser feitos para solucionar a curto prazo esses problemas, mas é bom salientar que o contexto económico atual, de dificuldades e subida de preços, afeta não só a Guiné-Bissau, assim como quase dos todos os países.
O Representante Residente da União Económia e Monetária Oeste Africana na Guiné-Bissau, Senhor Bertin Feliz Comlanui, em fim de missão, foi recebido em audiência por Sua Excelência o Primeiro-Ministro Nuno Gomes Nabiam.
Sem comentários:
Enviar um comentário