Bissau, 29 Ago 22 (ANG) - A Guiné-Bissau apresentou na oitava Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento Africano_TICAD-8, decorrida em Túnis,na Tunísia, entre os dias 27 e 28, três projetos para financiamento, revelou a Rádio Bantabá.
Trata-se do projeto de construção do Porto Comercial em Piquil(Biombo), de Transporte Fluvio-marítimo, para evacuação de pessoas e mercadorias das zonas costeiras e Ilhas e o projeto Agrícola de Promoção de Fileiras de Legumes e Valorização dos Produtos Agrícolas.
A oitava Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano TICAD-8, que contou a participação do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, encerrou domingo, em Túnis, Tunísia, com anúncio de cerca de US$ 30 bilhões em ajuda para o desenvolvimento da África.
Segundo o Primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, a referida ajuda se centrará no desenvolvimento de recursos humanos para promover o crescimento económico.
Outras ajudas incluíram a segurança alimentar para a África em razão do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, bem como as mudanças climáticas e a promoção de negócios considerados ecologicamente corretos.
A 8ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o desenvolvimento de Àfrica proporcionou oportunidades para análises de parcerias japonesas/africanas e empreendimentos comerciais conjuntos.
A oitava TICAD é a segunda realizada em África depois que o Quênia a acolheu em 2016 . É co-organizado entre as Nações Unidas, o Banco Mundial e a Comissão da União Africana.
O Presidente da República e Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, Úmaro Sissoco Embaló e o Presidente da Tunísia, Kais Saied encontraram-se a margem do evento e tiveram a oportunidade de relançar a amizade guineense-tunisina.
Sem comentários:
Enviar um comentário