quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

O que as unhas dizem sobre a sua saúde ...Estes são 11 sinais de que algo não está bem. Compreenda o seu significado.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  22/12/21 

Alterações nas unhas podem indicar que algo não está bem no seu corpo e, em alguns graves, ser um sinal de alarme para algo mais grave, como a diabetes, doenças cardiovasculares e dos pulmões  ou até mesmo cancro.

A pensar nisso, o portal Metrópoles identificou 11 sinais de alerta que não deve ignorar. Veja abaixo:

Unhas quebradiças e secas

As suas unhas partem-se facilmente e apresentam um aspeto seco? Pode estar a fazer alergia a vernizes, produtos de limpeza e até sabonetes, por exemplo. Além disso, pode também acontecer a quem faz manicuras agressivas ou removeu unhas de gel. 

A alteração no aspeto da unha pode ainda indicar deficiência de ferro, ácido fólico e vitaminas A, B12 ou C, uma vez que estas são responsáveis por produzir uma proteína que confere força às unhas. Psoríase, micose, hipertireoidismo e anemia são doenças que também estão relacionadas a essas mudanças.

Caso surjam estes sinais, evite produtos que possam causar alergia e dê descanso às unhas durante cerca de duas semanas. Se as alterações se mantiverem, consulte um dermatologista.

Manchas brancas

Ao aparecimento de manchas ou linhas brancas nas unhas dá-se o nome de leuconíquia, uma condição causada por pequenos traumas na unha. Contudo, também pode ser o resultado de alterações hormonais durante o ciclo menstrual, de efeitos secundários a medicamentos ou de doenças como vitiligo.

Unhas amareladas

As unhas amareladas são comuns em pessoas idosas e nem sempre indicam um problema de saúde. No entanto, também surgem com o uso de antibióticos, o contato com produtos de limpeza ou fumo de cigarro. O consumo excessivo de cenoura, abóbora ou batata doce também pode conferir este tom ás unhas. Ainda assim, a infeção fúngica é uma das causas mais comuns. Em casos mais graves, pode ser sinal de doença severa da tiroide, doença pulmonar, diabetes, artrite reumatoide, cirrose, hepatite ou psoríase.

Unhas azuladas

As unhas azuladas podem significar que o seu corpo não está a receber oxigénio suficiente, o que poderá ter origem num problema ao nível dos pulmões, do coração ou de circulação.

Unhas avermelhadas

As unhas avermelhadas, principalmente nas bordas, podem indicar panarício (ou perioníquia), uma inflamação aguda ou crónica da pele à volta da unha. Quem retira a cutícula em redor das unhas tem maior risco de desenvolver panarício,

Outros problemas de saúde também estão associados às unhas avermelhadas, como doenças do coração ou dos pulmões, pressão arterial alta ou acidente vascular cerebral.

Unhas esverdeadas

Pode ocorrer devido a uma infeção causada pela bactéria Pseudomonas aeruginosa. Geralmente, a pele ao redor da unha fica inchada, dolorida ou vermelha. O tratamento é feito com antibióticos.

Linhas escuras

Deve consultar o seu médico dermatologista com a maior brevidade possível, pois, por vezes, pode ser causado por melanoma, o tipo de cancro da pele mais perigoso. Estas linhas escuras também podem surgir repentinamente pelo uso de alguns medicamentos, como antibióticos ou zidovudina, um remédio utilizado no tratamento do VIH.

Forma ondulada

As unhas onduladas ou rugosas fazem parte do processo natural de envelhecimento, sendo comum em pessoas idosas, mas também poderá ser uma manifestação precoce de psoríase ou artrite.

Unhas curvadas

Pode ter origem numa deficiência de oxigénio que, por sua vez, pode ser causada por doença inflamatória do intestino, doença cardíaca, do fígado ou dos pulmões.

Unhas em forma de colher

Atenção. Este pode ser um sintoma de falta de ferro, problemas cardíacos ou hipotireoidismo, por exemplo.

Unhas que se separam do leito ungueal

Pode ser o resultado de onicólise, uma infeção das unhas causada pelo uso de sapatos apertados, por exemplo, e difícil de tratar. Essa condição também pode ser causada por fungos, doenças como psoríase e hipertireoidismo ou o  uso de alguns medicamentos, como captopril ou retinoides.

Leia Também: Cuidado. Alterações nas unhas dos pés podem indicar 'doença silenciosa'

Sem comentários:

Enviar um comentário