terça-feira, 23 de novembro de 2021

O Presidente da República, presidiu hoje a Jornada de intercâmbio e partilha sobre a implementação efectiva das resoluções 1325 e seguintes na África Ocidental e no Sahel.

 “Dia Aberto Género, Mulheres, Juventude, Paz e Segurança.”



Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Leia Também:

Sissoco Embaló: ASSOCIAR A MULHER AO MOVIMENTO CÍVICO DA Sub-região É UMA DAS INICIATIVAS MAIS ACERTADAS DAS NAÇÕES UNIDAS

Por radiosolmansi.net

O presidente da República considerou hoje de melhor receita o envolvimento das Mulheres e Juventude na consolidação da paz e segurança na Guiné-Bissau e no espaço da CEDEAO e Sahel.

O Chefe de Estado falava durante a conferência do “Dia Aberto Regional” destinadas as mulheres líderes dos 16 países da África Ocidental e do Sahel.

Para Umaro Sissoco Embalo associar a mulher e a juventude a este movimento cívico que estende toda a sub-região até o Sahel em prol da paz e a segurança, é uma das iniciativas mais acertadas das Nações Unidas.

“ (..) É a mulher que melhor sabe enraizar na família uma cultura da paz, de diálogo e cultura de compromissos indispensável a estabilidade das instituições e da sociedade em geral” diz Sissoco Embaló.

O Open Day 2021 será uma oportunidade para discutir iniciativas e abordagens novas e apropriadas a serem direccionadas na prevenção de conflitos, gestão e esforços de construção de paz a fim de acelerar a implementação do programa Mulheres, Paz e Segurança na África Ocidental e no Sahel.

Por seu turno o Coordenador residente do Sistema das Nações Unidas, Jean-Marie Kipela, disse que é urgente envolver mulheres e jovens no processo de paz e segurança uma vez que o país, ao longo da história, conheceu uma grande instabilidade política e no entanto, tem todo os potenciais para desenvolver uma sociedade pacífica e estável. “ Para isso é urgente envolver as mulheres e os jovens”.

O objectivo do Dia Aberto Regional deste ano é identificar acções e iniciativas prioritárias a serem empreendidas a fim de melhorar os resultados e o impacto da implementação da resolução 1325 (2000) do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre as mulheres, a paz e a segurança na África Ocidental e no Sahel.

Por: Marcelino Iambi

Veja Também:

Conferência sobre o Programa “Mulheres, Paz e Segurança”, Acções e Iniciativas Focalizadas para Melhorar os Resultados e o Impacto na África Ocidental e no Sahel.👇

@Radio Bantaba

Encerramento da Conferência sobre o Programa " Mulheres, Paz e Segurança " 👇

@Radio Bantaba

Sem comentários:

Enviar um comentário