© Shutterstock
Sabia que uma em cada oito mulheres portuguesas é afetada por cancro da mama?
O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e é a segunda causa de morte por cancro na mulher. Segundo dados da Direção-Geral da Saúde, uma em cada oito mulheres portuguesas é afetada por cancro da mama. E também os homens podem vir a desenvolver cancro da mama.
Tendo isso em mente, a BodyConcept indica-lhe quatro comportamentos a seguir para acautelar o aparecimento de cancro da mama. Tome nota:
1- Faça o autoexame da mama
A palpação do peito deve ser feita e comparada mensalmente. Se notar a presença de nódulos ou altos, pele casca de laranja, assimetria excessiva do peito, vermelhidão ou líquido no mamilo, consulte o seu médico.
2- Agende exames preventivos
A partir dos 35/40 anos, é aconselhável realizar anualmente uma mamografia de prevenção. O tratamento é muito mais eficaz se o diagnóstico for precoce.
3- Atenção ao histórico familiar
O risco é maior se a sua mãe, tia ou irmã tiverem tido cancro da mama, especialmente antes dos 40 anos. Faça um 'check-up' anual, tire as suas dúvidas junto do médico de família ou ginecologista e informe-os sobre o seu histórico familiar de doença.
4- Alimente-se bem
Peixes, como atum, salmão ou sardinha, contêm gordura não saturada, benéfica para a saúde. A sardinha é também rica em vitamina D, que pode interferir de forma positiva para evitar o desenvolvimento do cancro.
Sem comentários:
Enviar um comentário