segunda-feira, 25 de outubro de 2021

GOVERNO AVANÇA PARA REQUISIÇÃO CIVIL PARA ATENDER PACIENTES NOS HOSPITAIS PÚBLICOS

odemocratagb.com

O governo pretende avançar com a requisição civil “para minimizar o sofrimento dos pacientes” nos hospitais públicos da Guiné-Bissau.

Desde a detenção, na sexta-feira, 22 de outubro de 2021, dos dois líderes sindicais do setor de Saúde, os hospitais e centros de saúde do país, incluindo o Hospital Nacional Simão Mendes, estão fechados em solidariedade para com os detidos: Yoio João Correia e João Domingos da Silva.

O Democrata constatou que os doentes internados estão a abandonar os hospitais públicos. O facto levou a que o Hospital Militar e as clínicas estejam sobrelotados. No Hospital Militar, vê-se os doentes a tomarem soro nos corredores e não há camas suficientes para o internamento.

Uma fonte sindical disse a O Democrata que o Ministro da Saúde Pública, Dionísio Cumba, pretende reunir-se hoje com os estudantes do 3° ano do curso de enfermagem superior da Universidade Jean Piaget, da Escola Nacional de Saúde e os de 4° e 5° ano da Faculdade de Medicina com o objetivo de contratá-los para assegurar os serviços mínimos nos hospitais e centros de saúde do país.

“A Guiné- Bissau conta com nove (9) áreas sanitárias. Certo é que estes estudantes não vão conseguir fazer a cobertura nacional. Talvez consigam fazer os serviços mínimos no hospital Simão Mendes. As vigílias que estamos a fazer, a nível nacional, é para exigir a libertação incondicional dos nossos líderes, porque não cometeram nenhum crime” disse o confidente, afirmando que a luta para a dignificação da classe vai continuar “quer caia chuva ou pedra, até que sejam melhoradas as condições de trabalho dos profissionais de saúde”.

“Aliás, o atual ministro da saúde, Dionísio Cumba, em 2019, enquanto médico, tinha reconhecido que os profissionais da saúde trabalham sem mínimas condições. Hoje, devia ser ele, a trabalhar para mudar essa realidade constatada há dois anos, mas está a fazer o contrário. Ele agora pretende recorrer aos estudantes que não terminaram o curso para irem fazer prática nos pacientes. Isso dói para quem alega ser médico” concluiu o confidente.

Há quase 10 meses que a função pública está em sucessivas greves. Depois da detenção dos líderes sindicais do sector de saúde, a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné disse que “por agora não há condições para negociar com o governo, enquanto os sindicalistas se mantiverem presos nas celas da polícia judiciária”.

Por: Tiago Seide

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar