segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Agência Universitária da Francofonia (AUF) quer cooperar com a Guiné Bissau em vários domínios nomeadamente na mobilidade dos estudantes e dos pesquisadores dos países-membros dentro do espaço universitário francófono.

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

A intenção foi transmitida hoje, pelo Professor Doutor Oumar Diallo, embaixador para africa lusófona da Agência Universitária da Francofonia (AUF) durante encontro de trabalho com o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior e o Secretário do estado do Ensino Superior e Investigação Científica.

Oumar Diallo, considera de extremamente importante integração da Guine Bissau na família da Agência Universitária da Francofonia, começando logo com alguns projecto que podem ser muito uteis para o desenvolvimento do ensino superior Guineense para depois formalizar afiliação da Única Universidade Publica do país (UAC) na quela organização.

Agência Universitária da Francofonia que congrega mais de 1000 Universidades do Mundo quer abrir no país o mais breve possível um escritório com um ponto focal, para iniciar as suas actividades sublinhou Oumar Diallo.

A principal missão do ponto focal a ser indigitado é apoiar na formação, na mobilidade de professores e estudantes, apoiar em termos materiais e conectar a Universidade com as outras universidades do Mundo.

Diallo disse que esta no país para ver as dificuldades da UAC, necessidades fundamentais em termos da formação logística e pesquisa. 

Apos ouvir atentamente o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Cirilo Mamasaliu Djalo, deu instruções aos serviços competentes, para trabalharem com Oumar Diallo, e aproveitaram no máximo as oportunidades que são oferecidas pela Agência Universitária da Francofonia.

O Secretario do Estado do Ensino Superior e Investigação Cientifica Garcia Biifa Bedeta, prometeu total engajamento neste projecto, e dessa parceria.

O secretário do estado aproveitou para anunciar a visita do Director Geral do Ensino Superior da UEMOA em Outubro 2021 para conhecer de perto as preocupações e dificuldades do ensino superior Guineense.Bissau 

30 de Agosto 2021 

Assessor de Imprensa e Porta-voz 

Amadu Uri Djalo

Sem comentários:

Enviar um comentário