"GOVERNAÇÃO DE CAMPO 2021"
Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural organiza Atelier Nacional de Validação do projeto de Programa Global de Agricultura e Segurança Alimentar (GAFSP Guiné-Bissau).
O encontro decorreu no palácio do governo e juntou técnicos de diferentes instituições do Estado e representantes das organizações agrícolas do país.
Em nome do ministro de Estado de Agricultura e desenvolvimento Rural, Marciano Silva Barbeiro, o chefe do gabinete do ministro presidiu a abertura do seminário.
No seu discurso CUTUBÓ CASSAMÁ, realçou a importância do encontro destacando os principais objetivos do Programa de Investimento Agrícola.
"O Programa de Investimento Agrícola-PNIA, visa dar a agricultura familiar e ao setor privado e público meios necessários para uma transformação substancial da nossa agricultura. Nesta persperiva, dois objetivos essenciais são visados; a curto prazo, garantir a segurança alimentar e a longo prazo, criar uma economia agrícila durável e rentável"
O projeto tem como objetivo de contribuir para o aumento da produtividade, rendimento das famílias, alimentação e nutrição das populações e a melhoria de cadeias de valor inclusivas.
CUTUBÓ CASSAMÁ lembrou que a crise alimentar mundial, aumento dos preços da primeira necessidade associado a Covid-19, desde 2020, colocou a agricultura no centro das preocupações:
"Se a crise alimentar mundial e a subida generalizada de preços dos produtos alimentares associadas à Covid-19, desse o ano 2020, colocaram a agricultura no centro das preocupações. O governo da Guiné-Bissau deu provas disso com o aumento da verba orçamental de 2,5 a 5%, querendo atingir 6% de crescimento agricola" revelou Cutubó Cassamá.
Recorde-se que a Guiné-Bissau já tinha apresentado o projeto duas vezes aos financiadores mas sem sucesso.
O assessor de imprensa
-----------‐----‐‐---------------------
Mamadú Baldé
25 de Agosto de 2021
Com Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural
Vídeo by: Tuti Victoria Iyere
Sem comentários:
Enviar um comentário