DAKAR, Senegal, 18 de Agosto de 2021 -/African Media Agency(AMA)/- O Ministério dos Petróleos e Energia, a Secretaria Permanente do COS-PETROGAZ e o Conselho Empresarial de Energias Renováveis do Senegal (COPERES), com a parceria da Energy Capital & Power (ECP) irão organizar, o MSGBC Oil, Gas & Power 2021, nos dias 1 e 3 de dezembro de 2021 no Centre International de Conférence Abdou DIOUF (CICAD) em Diamniadio.
Este é o primeiro evento organizado pelo Estado do Senegal, para o sector de energia e insere-se no quadro da promoção de investimentos no sector, através do desenvolvimento do potencial energético tanto no subsector petrolífero em desenvolvimento como no subsetor de eletricidade e energias renováveis, no contexto global de transição energética.
“Esta conferência vai ajudar estimular o investimento em nosso país neste sector, com futuras perspectivas de exploração de petróleo e gás, e também no sector de energias renováveis em que o nosso país tem feito avanços significativos com quase 30% de energia limpa na rede elétrica.” Acrescenta que, “a chegada iminente do gás local constituirá um elemento significativo da nossa transição energética, tendo em conta as alterações climáticas, para produzir energia limpa e acessível a um custo inferior, graças a programas inovadores nesta área”, disse Aïssatou Sophie GLADIMA Ministra dos Petróleos e Energia,.
A escolha do Senegal pelo parceiro estratégico ECP justifica-se pelos avanços notáveis registados no sector da energia. Os importantes investimentos realizados nos últimos anos no âmbito do Plano Senegal Emergente (PSE), as perspectivas optimistas para a exploração de petróleo e gás até 2023, bem como os resultados expressivos no domínio das energias renováveis, também apoiam a realização da conferência.
A transição energética será de facto um dos temas importantes deste evento, com programas em inovações para energias limpas e acessíveis a um menor custo.
O Senegal tem vivido um período de crescimento significativo no sector de energia nos últimos anos, com a participação de todos os segmentos da cadeia de valor do petróleo e gás, bem como as energias renováveis. Este desenvolvimento é apoiado por importantes decisões de investimento, tomadas em tempo recorde e apoiadas por uma forte vontade política de acelerar projetos de importância nacional.
Para enfrentar os desafios da industrialização do Senegal, o investimento em recursos nacionais é uma prioridade para o governo. “Através desta conferência, afirmamos veementemente aos investidores globais que o Senegal e a sub-região estão abertos para negócios e que os nossos sectores de petróleo, gás e eletricidade representam várias oportunidades de investimento sem paralelo em África", sublinhou a Ministra dos Petróleos e Energia.
MSGBC Oil, Gas & Power é uma das primeiras grandes conferências de energia em África que reúne toda a cadeia de valor de energia. O evento homenageia empresas nacionais, com dois pavilhões dedicados à apresentação das capacidades locais. Contará também com a participação de delegações oficiais de vários países africanos, em particular as da bacia sedimentar do MSGBC (Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Guiné Bissau e Guiné Conacri), países produtores de petróleo da África Ocidental, ao lado de parceiros da Europa, Norte América e Ásia.
Distribuído por African Media Agency (AMA) para Energy Capital & Power (ECP).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.