Por DW Português para África
O Presidente afegão, Ashraf Ghani, informou hoje que está a desenvolver contactos políticos com vista restabelecer a "paz e estabilidade" no país, onde os talibãs têm vindo a conquistar terreno numa ofensiva contra as forças afegãs.
"Iniciei consultas", que "estão a avançar rapidamente", dentro do Governo, com líderes políticos e com parceiros internacionais, para encontrar "uma solução política em que a paz e a estabilidade sejam proporcionadas ao povo afegão", disse Ghani.
O número de capitais provinciais afegãs dominadas pelos talibãs em pouco mais de uma semana elevou-se hoje a 18 após a captura nas últimas horas de Sharana, capital da província de Paktika, no sudeste do país.
A capital Cabul está cercada e tornou-se o último bastião das forças governamentais do país. Os talibãs estão hoje acampados a apenas 50 quilômetros da capital, o que pressionou os Estados Unidos e outros países a correrem para retirar, por via aérea, seus cidadãos que estão em Cabul, diante do iminente risco de um ataque.
O Conselho de Segurança da ONU já manifestou a sua preocupação com a escalada da violência no Afeganistão e instou os rebeldes e o Governo a negociar.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.