A UNESCO, em parceria com a CPLP e o Instituto Camões, assinala a 5 de Maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, com um filme evocativo da língua portuguesa como veículo de partilha da cultura e conhecimento nos nove países e nas centenas de comunidades que em todo o mundo falam português.
O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi instituído em 25 de Novembro de 2019 pela UNESCO, numa proclamação subscrita por 193 estados-membros da organização. A iniciativa nasceu de uma proposta apresentada por todos os estados da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A língua portuguesa é falada por mais de 265 milhões pessoas em todos os continentes, sendo a língua mais falada no Hemisfério Sul. Esta foi a língua da primeira globalização da era moderna, estando na origem de um grande encontro cultural-civilizacional, com uma marca direta e indireta e influências de muitas outras línguas no mundo. É património comum dos países que a têm como língua oficial e é uma declaração de diversidade em si própria.
As comemorações decorrem em todos os países de língua portuguesa, com iniciativas nos campos da Educação, Ciência e Cultura.
O vídeo comemorativo da língua portuguesa foi produzido pela DDB Portugal e será exibido nos vários canais da RTP entre os dias 2 a 8 de Maio, bem como nas redes sociais.
O vídeo pode ser visto aqui: vídeo comemorativo Tem todos os direitos, para todo o mundo, assegurados e pode ser livremente difundido e divulgado em todos os meios, online e TV.
Em anexo juntamos: Nota explicativa sobre o proposto Dia Mundial da Língua Portuguesa e decisão da UNESCO
Fonte: Claudia Vieira Borges & Pedro Rodrigues
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.