Fonte: Rádio Jovem Bissau
O Banco Árabe para o Desenvolvimento Economico de Africa (BADEA) vai financiar o projeto de construção de 27 quilómetros de estradas na Guiné-Bissau, anunciou esta quinta-feira, 29 de abril, o ministro das Finanças, João Mamadú Fadiá.
Segundo João Mamadu Fadiá, o projeto é orçado em 48,6 milhões de dólares, cuja parte substancial será financiada pelo BADEA em 43 milhões de dólares e pelo executivo em 5, 6 milhões de dólares.
Em declaração aos jornalistas, após a assinatura do termo do memorando, o ministro das Finanças, João Mamadú Fadiá, revela que a missão está no país para assinar o acordo de desembolso desse valor, a título do empréstimo concecional.
"É um empréstimo concecional do BADEA, taxa de juros varia entre 1,5 e 2% e o montante em causa é de 43 milhões de dólares", explicou Mamadú Fadiá.
Segundo uma nota do Ministério das Finanças que a Rádio Jovem teve acesso, o referido banco irá financiar a construção da estrada que liga a cintura sul de Bissau, numa extensão de 12.9km, ao cruzamento de Guimental, atravessando os distritos meridionais de Cuntum Madina e termina na zona portuária.
A nota refere que BADEA financiará ainda a estrada que liga Bissau – Nhacra, numa extensão de 14, 1km, com inicio no cruzamento do bairro dos Combatentes da Liberdade da Patria em Antula e termina no centro de Nhacra, incluindo a construção da ponte sobre Rio Nhoma.
O memorando do projeto foi assinado por uma missão do BADEA chefiado por Mounir Benseddik e por titular da pasta das Finanças guineense, Mamadú Fadiá, nas instalações do Ministério das Finanças do país.
O início deste projeto está previsto para outubro de 2021, devendo as obras de construção iniciarem no mês de maio de 2022 e termina no ano de 2024.
Por: Alison Cabral
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.