13 de abril de 2021

Inacep - Presidente do sindicato de base pede substituição do diretor-geral “para salvar a empresa”

Bissau, 13 Abr 21 (ANG) – O Presidente do Sindicato de Base da Imprensa Nacional Empresa Pública(INACEP) pediu hoje ao governo para substituir o diretor-geral da empresa, Bamba Banjai, o mais rápido possível, “para salvar a empresa”.

Walter Mendonça que falava em conferência de imprensa disse que os funcionários testaram de todas as formas  a direção-geral, para o ajudar a cumprir os seus deveres, mas que o esforço  foi sem sucesso.

“Infelizmente,  Bamba Banjai não está a corresponder com as expectativas desta indústria   gráfica”, afirmou.

Mendonça sustenta que  que a INACEP atualmente não paga água nem luz elétrica, apesar de estarem todas as máquinas que possui a trabalhar  diariamente 8 horas de tempo  e  a produzir o que diz ser “boas receitas”, além de horas extras, e que mesmo  assim está com salários em atraso.

“O mais grave que está a acontecer neste momento é que já esgotou o stock de toda a matéria-prima, comprada há pouco tempo, e  o diretor-geral tem a ousadia de afirmar que a receita diária varia  entre três e seis mil francos cfa” disse.

Mendonça acrescentou que, a titulo de exemplo, no posto de venda da empresa só a caderneta de aluguer de casa, custa 1.500 francos cada uma, tendo questionado de quantas cadernetas são vendidas por dia.

Aquele líder sindical acusou ainda a direção-geral da Inacep de  desvio das receitas internas, razão pela qual, diz, “os cofres da gráfica estão vazios.

 O Presidente do Sindicato de base da INACEP pediu que seja feita uma auditoria na empresa para apurar o volume do dinheiro desviado.  

Disse  que, se a direção-geral na Inacep quer que o sindicato lhe ajude a cobrar  a alegada dívida contraída pelo Ministério das Finanças, no valor de 16 milhões de francos CFA deve apresentar documentos comprovativos. “Infelizmente os documentos não existem", disse.

Segundo Walter Mendonça, a atual direção da INACEP  tem uma dívida de salários em atraso de seis meses além dos 93 meses herdadas de 2000 à  2020.

ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário