terça-feira, 13 de abril de 2021

Pescas - ”Obras de construção das futuras instalações do CIPA e Fiscap estão em evolução”, diz o ministro Malam Sambú


Bissau, 13 Abr 21(ANG) – O ministro das Pescas afirmou esta terça-feira que constatou com agrado, a evolução das obras de construção das futuras instalações do Centro de Investigação Pesqueira (CIPA) e do Centro de Fiscalização das Actividades Pesqueiras (Fiscap).

O governante falava à imprensa no final da visita  às referidas obras e do Laboratório Nacional de Pesca, na companhia da Embaixadora da União Europeia no país, Sónia Neto.

“Convidamos a Embaixadora da União Europeia para fazermos uma visita conjunta as referidas infraestruturas porque foram financiadas, em parte, pela organização comunitária europeia e estivemos juntos, no ano passado, na cerimónia do lançamento da primeira pedra”, explicou.

Malam Sambú sublinhou que as obras estão a evoluir consideravelmente e que uma parte já se encontra em fase de finalização, acrescentando que havia  necessidade de convidar a Embaixadora da União Europeia para constatar os trabalhos”, disse.

O ministro das Pescas salientou que procederam, nas instalações do Fiscap, a entrega simbólica dos materiais de fiscalização marítima doados pela União Europeia e a Comissão Sub Regional de Pescas, no âmbito de fiscalização conjunta.

O titular da pasta das Pescas afirmou que igualmente visitou o Laboratório Nacional de Pesca, por ser uma instituição muito importante em termos de mudança das prioridades da política do país no sector.

Declarou que o executivo pretende que os produtos pesqueiros e não só, passem a ser acreditados no mercado europeu, acrescentando que, por isso há  necessidade de Sónia Neto constatar o funcionamento do referido Laboratório, que na sua opinião dispõe de equipamentos de ponta.

“Penso que  com esta visita, a Embaixadora da União Europeia já tem uma visão ampla na perspetiva de trabalhar para que os produtos da Guiné-Bissau passem a ser acreditados no mercado europeu num futuro próximo”, disse.

Por sua vez, a Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau disse que a visita às obras de construção das futuras instalações do CIPA e Fiscap lhe deixa orgulhosa.

Sônia Neto afirmou que, de facto, as relações entre a União Europeia e a Guiné-Bissau no domínio das Pescas são excelentes, informando que, por isso, injetaram uma verba, no valor de quatro milhões de euros para a construção das referidas infraestruturas.

“É de facto um legado muito importante, não só para o desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau como para a melhoria do bem estar das populações, em termos de criação de melhores empregos entre outros”, enalteceu a Embaixadora da União Europeia.

ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário