quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Julgamento de Fernando Gomes: Advogados notificados para a sessão

Por capitalnews.gw  fevereiro 16, 2021

O Colectivo de Advogados do Procurador Geral da República, Fernando Gomes, foi notificado esta terça-feira (16.02), sobre a sessão de audiência, discussão e julgamento do seu constituinte, agendada para o dia 25 de março, sobre o alegado caso de corrupção.

A notícia foi avançada ao Capital News por uma fonte junto dos advogados em causa. A fonte lamenta, entretanto, a notificação 24horas depois de o assunto ter sido do conhecimento público, através da imprensa.

“Só na manhã de hoje (terça-feira) é que fomos notificados por parte do Tribunal, sobre a data do julgamento”, confirmou a fonte.

Em relação aos seus constituintes, a fonte do Capital News informou que estes já foram informados pela justiça da Guiné-Bissau no que diz respeito a data do julgamento, dia 25 de março, no Tribunal Regional de Bissau.

Fernando Gomes é réu num processo em que é acusado pelo Ministério Público, que agora preside, sobre o alegado desvio de fundos, enquanto Ministro da Função Pública, no governo de Carlos Gomes Júnior. O processo tem mais três outros réus, que eram dirigentes do Ministério da Função Pública, no período em que Fernando Gomes era ministro.

Por CNEWS

Leia Também:

Assalto à Rádio Capital: Ministério Público aplica medida de coação a Sumba Nansil

capitalnews.gw  fevereiro 16, 2021

O jornalista Sumba Nansil, diretor executivo interino da rádio privada Capital FM, foi constituído suspeito e aplicado o Termo de Identidade e Residência (TIR), pelo Ministério Público, no âmbito da queixa-crime da Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB), contra a CFM.

A EAGB alega que a Rádio pôs em causa o seu “bom nome” na sequência das declarações dos responsáveis da estação emissora, sobre o assalto e destruição da Capital FM.

A Capital FM considerou que a empresa “é um dos responsáveis pelo assalto”, pela sua atuação, que acabaria por “facilitar” os assaltantes na concretização dos seus atos.

A queixa é referente ao Processo Número 109/2021, na posse do Capital News, sobre o qual o diretor executivo interino da Capital FM, Sumba Nansil, já foi ouvido pelo magistrado do Ministério Público junto à Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau, esta terça-feira (16.02).

O magistrado do processo, Jailson Fernandes Cabral, decidiu através de um despacho, aplicar Termo de Identidade e Residência ao representante da CFM, Sumba Nansil, ouvido como suspeito.

Em 26 de Julho de 2020, a emissora privada Capital FM foi destruída por um grupo de homens fardados e armados, com armas automáticas.

O grupo aproveitou a escuridão devido ao não funcionemto do Contador pré-pago colocado “à força” pela EAGB, dias antes do assalto à Rádio.

Por CNEWS

5 comentários:

  1. Para quando será julgado os corruptos de resgate?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. I - O CASO DO ATUAL PGR, SR. FERNANDO GOMES

    Este caso põe quatro problemas.

    1 – Como se vê agora nas claras, o Nho Fernando já tinha um processo com acusação formulada no tribunal; porque é que foi nomeado, não obstante, PGR em tal condição?

    Resposta. Por seu nomeador ser um Usurpador do poder e se lixar por isso do respeito irrestrito e da aplicação escrupulosa das nossas Leis da República, e, doutras, concernentes aos compromissos internacionais contratualmente assumidos pelo nosso Estado.

    2 – Agora vai ao julgamento. Então, já que é assim, em como um acusado, não pode aí ir na veste do PGR. Tem que se demitir primeiramente ou ser exonerado. Para assim lá se render como um simples cidadão.

    3 – Não se verificando tudo isso, há grande suspeita de tudo tratar-se de uma farsa. Uma trapaçaria. Gesto para o Inglês ver. Ato de “lavagem” do próprio Nho Fernando (embora tem outros casos pendurados no pescoço), para depois se vier exibir o ato em como “NINGUÉM ESTÁ ACIMA DAS LEIS NA GUINÉ-BISSAU”. Mintida! Neste caso, tudo é montado apenas para se sair depois à caça de mais opositores do grande calibre deste Regime, tal como DSP, Aristides Gomes, Idriça Djaló, etc.

    4 – Ou senão, visa-se uma outra coisa. Isto é, pode ser que as comparsas do Nho Fernando já querem se desabraçarem dele. Porque se tendo revelado ineficaz. Incapaz de cumprir com a missão da perseguição dos opositores mais ferrenhos deste atual regime do Usurpadores do poder. Por exemplo, estes antes indicados. A missão para o cumprimento do qual fora destacado. É incapaz e como já não serve, tem que ser descartado. Mas de maneira fina. Ponto final. Na trapaçaria.

    Porque senão, pelo menos, neste momento, nesta atual situação, ele teria que ser primeiramente exonerado do cargo do PGR ou devia voluntariamente se demitir.

    II – O CASO DA APLICAÇÃO DO TERMO DE IDENTIDADE E RESIDÊNCIA AO SR. JORNALISTA SUMBA NANSIL

    Enquanto a este caso, pode-se dizer isso.

    A APLICAÇÃO DO TERMO DE IDENTIDADE E RESIDÊNCIA sobre este EXCELENTE JOVEM SR. JORNALISTA SUMBA NANSIL, não passa de mais uma prova de estarmos perante a PRÁTICA ABUSIVA DA JUSTIÇA SELETIVA E A BEL-PRAZER. Pois, vai-se aí CASTIGAR A VÍTIMA DEIXANDO OS CARRASCOS já identificados à solta. Pelo menos, um.

    Então, um dos Deputados do MADEM-G.15 não disse que os que sequestraram e espancaram o Queba Sani (R. Kelly) e Carlos Sambú, são os mesmos que vandalizaram a Rádio Capital. Nomeadamente, o Chefe de Segurança do Nho Sissoco, Tcherno Bari. Identificado por estes dois raptados, sequestrados e espancados (torturados). E este tal Tcherno, foi constituído suspeito e a ele aplicado o TERMO DE IDENTIDADE E RESIDÊNCIA até aqui; pelo Ministério Público? Nada. Zero.

    Conclusão. PRÁTICA ABUSIVA DA JUSTIÇA SELETIVA E A BEL-PRAZER.

    Obrigado.
    Pela honestidade intelectual, infalível...
    Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça. Incorruptível!
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo i história de lubo ku lebre bó discansa no rapada dja kuma ku bota cria bó intimaçãos tudo i zero nada

      Eliminar
    2. Ba kin ki "bô"? Bin na assunto.

      Pabia, kê ki stá li riba di messa suma assuntu, y rispitu ku kumprimentu di nô Leis. Na exemplu di dus kasu konkretu. (1) findji kumpri Lei (kasu di Nho Fernando); (2) massa na Lei na nomi di kumpri Lei (kasu Sumba Nasil). Kal ki bu kontribuisson na debati di ês dus aspetus di respitu y kumprimentu di nô Leis pas ês Regimi? Y ês ki assunto. Kussa muitu sériu. Ki ka di klaki. Obrigadu Nho "Unknown".

      Eliminar