segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

CANADÁ - Caso inédito: Mulher grávida descobre que tem feto no fígado ...Trata-se de um caso único em medicina.

© TikTok

Notícias ao Minuto  20/12/21 

Foi agora noticiado um caso raro de gravidez ectópica. O caso aconteceu em 2012 mas só agora ganhou visibilidade depois de ter sido partilhado na conta de TikTok do médico Michael Narvey.

Baby discovered inside woman's liver in extremely rare ectopic pregnancy  @VESA Channel

O pediatra do Instituto de Investigação do Hospital Infantil de Manitoba, no Canadá, conta que recebeu uma doente que se queixava de estar menstruada há 14 dias seguidos.

A mulher, de 33 anos, foi sujeita a uma ecografia e aquilo que se descobriu é considerado um caso inédito em medicina: a mulher tinha um feto no fígado.

A mulher teve uma versão extremamente rara de uma gravidez ectópica, na qual "um óvulo fertilizado se implanta e cresce fora da cavidade principal do útero". Os sintomas desta condição incluem hemorragia vaginal e dores pélvicas e abdominais, que normalmente aumentam à medida que o feto cresce.

O médico explica que as gravidezes ectópica não são algo raro, sendo que, por norma, o óvulo fertilizado costuma ficar preso na trompa de Falópio e que, em casos raros, pode emergir e fixar-se na parede abdominal. No entanto, nunca tinha tido conhecimento de um caso em que este fosse encontrado no fígado.

A RT refere que, neste caso, a mulher acabou por ser salva, mas o feto em causa não sobreviveu.

Sem comentários:

Enviar um comentário