sábado, 1 de maio de 2021

Airbus A330-900neo Da TAP Retido Em Bissau Devido A Incidente

newsavia.com  01/05/2021

Um avião Airbus A330-900neo da TAP Air Portugal, matrícula CS-TUJ, que fez na manhã deste sábado, dia 1 de maio, o voo TP1477, entre Lisboa e a Guiné-Bissau, está retido no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, na capital guineense, devido a um incidente na placa, que requer vistoria técnica e trabalhos de manutenção.

O incidente verificou-se, ao princípio da tarde (13h47 de Bissau), quando a aeronave, após a a aterragem (verificada às 13h44), estava a deslocar-se para a placa de estacionamento, tendo o winglet da asa esquerda embatido num poste de iluminação do aeroporto e se desprendido da asa. Na imagem de abertura vemos o avião já sem winglet e por detrás, é visível o poste onde a asa embateu. Não se verificaram outros danos além dos materiais, que deverão agora ser solucionadas por uma equipa técnica da TAP que, em princípio, irá deslocar-se para a Guiné-Bissau neste fim-de-semana. Na cidade de Bissau a TAP não dispõe de assistência técnica, nem tão pouco esta existe para apoio a aviões de outras companhias aéreas que façam escala naquele aeroporto.

Desde o passado dia 3 de abril que a TAP tem programado aos sábados aeronaves Airbus A330-900neo, disseram ao ‘Newsavia’ fontes do aeroporto guineense. Uma situação que deverá manter-se, pelo menos, até ao próximo dia 27 do corrente mês de maio.

Devido à situação de pandemia a Embaixada de Portugal em Bissau não tem dado aos guineenses vistos de curta duração para visitas a Portugal, o que reduziu drasticamente o tráfego aéreo entre os dois países. A TAP tinha retomado os voos para Bissau com três frequências semanais, às terças, quintas e sábados. Mas devido à falta de procura decidiu juntar os voos da quinta-feira e do sábado num único, e para tal passou a utilizar uma aeronave maior, o A330-900neo, em horário diurno. Às terças-feiras o voo mantém-se com um avião Airbus A320, em horário noturno.

Esta imagem foi obtida após a aterragem do CS-TUJ em Bissau, no momento em que o avião entrava na plataforma de estacionamento, antes do impacto com o poste de iluminação. São visíveis os winglets em ambas as asas. Fotos © Albano Barai/Newsavia.

O voo que chegou neste sábado, dia 1 de maio, é já a quinta frequência feita pelo A330-900neo. Transportou para Bissau 239 passageiros e deveria embarcar 247 com destino a Lisboa. No aeroporto da capital guineense alertaram-nos para uma questão pertinente: a TAP deverá resolver a viagem destes passageiros entre hoje e amanhã, já que todos fizeram teste à covid-19 e os prazos de validade são reduzidos.

Sobre voo TAP BISSAU/ LISBOA


Sem comentários:

Enviar um comentário