quarta-feira, 21 de abril de 2021

PRIMEIRO-MINISTRO REUNIU POR VIDEOCONFERÊNCIA COM O FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

O Primeiro-Ministro realizou hoje uma reunião virtual com os dirigentes do Fundo Monetário Internacional ( FMI).

As partes analisaram os mecanismos atinentes a retoma do programa do Governo Guineense com o FMI. Durante a sua intervenção o Chefe de Governo sensibilizou os responsáveis do Fundo para Guiné-Bissau da imperiosa necessidade de ser adoptado um programa mais alargado e ambicioso, que permita dotar o país de recursos para materializar o plano emergente de imvestimentos públicos, tendo em conta que é urgente resolver os problemas de falta de insfraestruturas a todos os níveis, desde estradas, pontes, transporte marítimo e outros, que nalguns casos a existirem, encontram-se em avançado estado de degradação.

Outro aspeto, igualmente de grande relevo e que foi tema desta reunião, tem a ver com a reforma e modernização da nossa administração pública. O Primeiro-ministro fez saber ao FMI, da prioridade do Governo em iniciar o mais breve possivel esse processo, há muito adiado, que irá permitir ao Estado poupar perto de 30 bilhões de FCFA, e com isso, libertar recuros para reenvistimentos noutras áreas fundamentais.

As negociações vão continuar, e brevemente esperamos que venha-se a chegar a um bom acordo que espelha aquilo que são as reais necessidades, e acima de tudo, que esse apoio, possa ser uma verdadeira alavanca da económica nacional. 

1 comentário: