Presidente Donald Trump e secretário de Defesa, Mark Esper, 15 março 2020
Por VOA
O Presidente Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira, 9, ter demitido o secretário de Defesa Mark Esper, tendo, de imediato, nomeado para o cargo de forma interina, Christopher Miller, agora director do Centro Nacional Antiterrorismo.
Trump fez o anúncio no Twitter e informou que a medida entra imediatamente em vigor.
Miller é o quinto chefe do Pentágono da Administração Trump, depois do ex-general da marinha Jim Mattis, do engenheiro da Boeing Patrick Shanahan e do chefe da marinha Richard Spencer, que assumiu brevemente a pasta enquanto a confirmação de Esper no Senado era esperada para julho de 2019.
A demissão de Esper já vinha sendo antecipada há alguns dias pela imprensa, em meio à apuração de votos da eleição presidencial.
Alguns meios de comunicação tinham informado que Mark Esper tinha escrito a sua carta de renúncia, enquanto outros citaram fontes próximas indicando que ele não tinha planos de renunciar.
Antes, o agora ex-secretário tinha discordado do Presidente em relação ao uso de uma lei que permite que os militares sejam mobilizados para impedir a onda de protestos contra o racismo e a brutalidade policial que abalaram o país, o que estremeceu a relação entre eles.
Veterano do exército, Mark Esper estava no cargo desde julho de 2019.
Sem comentários:
Enviar um comentário