sábado, 24 de outubro de 2020

Guiné-Conaky: Cellou Dalein nega resultados eleitorais e vai ao Tribunal


CONAKRY- A reação da União das Forças Democráticas da Guiné era esperada. Sem surpresa, o partido de Cellou Dalein Diallo contestou os resultados da eleição presidencial proclamados pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), que declarou Alpha Condé vencedor logo à primeira volta.

A União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG) informa que será interposto um recurso no Tribunal Constitucional, com os “elementos de prova”.

De acordo com os resultados provisórios, Alpha Condé venceu as eleições de 18 de outubro com 59,49% dos votos contra 33,50% dos votos de Cellou Dalein Diallo.

“São resultados que não aceitamos e que contestamos. Iremos desafiá-los com provas de apoio ao nível do Tribunal Constitucional. Portanto, o procedimento continua de acordo com o Código Eleitoral. Ainda temos alguns dias para entrar com o nosso recurso no Tribunal Constitucional. Isso é o que vamos fazer com as provas que temos ”, disse Aliou Condé, esperando que o “ Tribunal restitua nossos direitos ”.

Por Africaguinee

6 comentários:

  1. Oh meu DEUS/ALLAH que deste Senhor Cellou. Depois de autoproclamação, agora decide ir à via das Leis, após tantos mortos e destruição dos bens, não tenho palavras como qualificar democraticamente este gesto. Muito triste, chocante e incrível.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  2. Foi assim com algum candidato derrotado na Guiné-Bissau...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse seu "algum candidato" nunca se autoproclamou vencedor, incitando ao mesmo tempo seus apoiantes para as manifestações descontroladas. E ainda, este seu "algum candidato", quando veio a dicisão final do STJ (Acórdão N° 1/2020), acatou-a. Se fala de DSP, então foi isso. Só para dizer "en passant", porque não é isso o tema de cá. Mas eis, vê-se, atitudes e comportamentos totalmente diferentes.

      O Cellou, pura e simplesmente, com a sua autoproclamação, quis copiar o Sissoco. Até se diz que após a sua autoproclamação pensava ir refugiar-se numa instalação diplomática para depois também fazer a sua "tomada de posse simbólica". Mas ai, o que tudo parece, não conseguiu. Cortaram-lhe o plano. É isso. Parece tudo estar a correr-lhe não tão bem até aqui. A ver vamos. Pois a saga ainda continua, tal como essa nossa. Porque o Sissoco ainda tem ser empossado. Obrigado.

      Eliminar
  3. Não surpreendeu ninguém, todos sabiam que o ditador alpha conde iria roubar estas eleições logo na primeira volta. Aos 82 anos quer continuar a dormir no palácio. Terá o mesmo destino que o Mugabe.

    ResponderEliminar
  4. Sissoco será empossado segunda vez talvez no seu segundo mandato. Mas o primeiro já foi feito. Descansem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então o Sissoco, continuará com o seu atual Status do Autoproclamado Presidente, Golpista, Usurpador do poder, segundo o Senhor, até ao seu segundo(?!) mandato(?!); ou com o seu (inacabado) Status do "Cidadão Vencedor da Segunda Volta das Eleições do dia 29.12.2019", adquerido após a Decisão do Acórdão N° 1/2020 publicado no dia 07.09.2020. Quem história condenará de nunca se ter tornado (pela sua asneira da autoproclamação prematura) "Presidente Eleito" e muito menos, "Presidente da República da Guiné-Bissau".

      E, todos os bem-avisados e conhecedores, do valor e significado das regras procedimentais nas tomadas de decisões nos Regimes do Estado de Direito Democrático sabem muito bem isso.

      Coisa que é assim realizada desde há quase 332 anos. Os que sabem, sabem isso. E os que não sabem, encontrando-se em situações da gente constituindo nestes momentos, os membros da nossa elite governante, deviam sabe-lo. Não falo dos cidadãos comuns, porque não sendo da área da sua formação e/ou da ação técnico-profissional, ou por nunca terem tido a oportunidade de aprender isso. Esses não têm culpa. Todos os outros sim (Mulheres e Homens).

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar