segunda-feira, 24 de agosto de 2020

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS

Dentre vários assuntos debatido pelo Coletivo Governamental, na reunião extraordinaria do Conselho de Ministros, destaca-se a apresentação pela Alta Comissaria do relatório sobre a evolução da crise sanitaria de Covid-19, e a proposta de renovação por mais 30 dias do Estado de Emergência em todo o território nacional.

O Conselho de Ministros ocupou grande parte do seu tempo, a debater a acentuada degradação das vias rodoviárias em todo o país, assim como também analisou a situação da pista de aterragem do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, e os danos colaterais provocado pelas intensas chuvas dos últimos dias.

Em ralação as estradas, o Conselho de Ministro deu a sua anuência à que o Ministro das Obras Públicas encete deligências necessárias junto dos parceiros no sentido de levar a cabo obras de manutenção em troços mais criticos.

De mesmo modo, deu a sua anuência para em estrita colaboração, os Ministros das Obras Públicas e dos Transportes e Comunicações executem medidas de melhorias na pista do Aeroporto de Bissau, assim como a aquisição de scaners no Aeroporto e nas Alfândega de Bissau.

Para dar respostas urgentes às vítimas de calamidades naturais, o Governo vai instruir um Fundo Social de 100 milhões de Fcfa, de apoio.




GOVERNAR PARA TODOS

#CONSELHODEMINISTROSEXTRAORINARIO
#GOVERNOGB2020
Eng° Nuno Gomes Nabiam
Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

Leia Também:

GOVERNO GUINEENSE ANUNCIA CRIAÇÃO DO FUNDO SOCIAL DE CEM MILHÕES DE FCFA DE APOIO ÀS VÍTIMAS

24/08/2020 / Jornal Odemocrata 

O governo anunciou que vai instituir um fundo social de cem milhões de francos CFA para apoiar as vítimas de calamidades naturais na Guiné-Bissau. 

A decisão saiu da reunião extraordinária do Conselho de Ministros desta segunda-feira, 24 de agosto, na qual o plenário governamental retomou a análise e discussão da proposta do Orçamento Geral de Estado (OGE), cuja versão final será adotada na próxima sessão ordinária marcada para 27 de agosto.

Relativamente à pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19), o governo propôs ao chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló, a renovação do estado de emergência, por mais trinta dias, em todo o território nacional.

Na sequência dessa proposta, recomendou ao Alto Comissariado a juntar ao relatório, apresentado no Conselho de Ministros, outros elementos complementares, nomeadamente, a aquisição de meios e equipamentos feita no âmbito  do combate ao Covid-19, com o financiamento  do governo, dos parceiros de cooperação ou de outras entidades, assim como a elaboração  de um mapa ilustrativo da instalação dos mesmo nos diversos pontos do país.

O estado avançado de degradação das estradas do país e a pista de aterragem  do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, bem como os danos sociais provocados  pela intensidade das chuvas  na Guiné-Bissau mereceram também uma análise do Conselho de Ministros extraordinário. Em decorrência dessa análise, o plenário decidiu dar anuência aos ministérios das Obras Públicas e Urbanismo, em colaboração com o das Finanças  e dos Transportes e Comunicações, a executarem medidas que viabilizem  a melhoria da pista de aterragem  do Aeroporto Osvaldo Vieira, assim como a aquisição  e instalação de scâneres  para o aeroporto e as alfândegas.


Por: Filomeno Sambú

Sem comentários:

Enviar um comentário