segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Guiné-Bissau: Ministério da Educação assina acordo com assciação " Fityanou Sidkihine" do Senegal no domínio do ensino da Língua Árabe

A actual liderança do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior continua activo na busca de parcerias e cooperação para desenvolvimento da educação na Guiné Bissau.

Neste sentido o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé rubricou este Sábado, 22 de Agosto 2020, um acordo de parceria com a Associação Fityaanou Sidkhine do Senegal.

O acordo visa a melhoria de acesso de qualidade e de governação das instituições escolares do ensino em língua árabe e formação de jovens sobre tudo das camadas mais vulneráveis …

Após as formalidades, Cheikh Ousmane Dião, presidente honorário da referida associação disse estar contente com o acordo e felicitou a disponibilidade do Ministro para efetivação da parceria que vai certamentente contribuir para a preparação e formação das crianças …
Ousmane Diao assegurou que os apoios da sua organização são muito abrangentes contemplando não só ensino de alcorão como também das outras ciências …
Diao explicou ainda que a sua associação já apoiou na construção e financiamento de centenas de escolas no Senegal e na Gambia.

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, voltou afirmar que a Educação na Guiné Bissau esta aquém das espectativas e a actual liderança esta determinada em trabalhar para mudar o paradigma …

“Quero que o senhor Saiba que a Educação na Guiné-Bissau esta no chão precisamos de apoios urgentes para inverter a tendência para fazer funcionar a educação” disse o Ministro.

Como esforços para mudar o estado das coisas, o titular da pasta de Educação indicou a elaboração do plano de contingência de 18 meses que já foi aprovado, promulgado e publicado no boletim oficial, que assim que for financiado pelos parceiros vários problemas do sector poderão ser supridos e dar passos em direcção ao desenvolvimento da Educação na Guiné-Bissau.

O Ministro sublinhou a necessidade de apoio urgente no recenseamento das Escolas Madrassas e Corânicas existentes na Guiné-Bissau e ainda no censo sobre o número de crianças que querem estudar mas sem possibilidades para o fazer.

“Quantas crianças estão em condições de talibé que andam, na procura de conhecimento de alcorão e acabam por confrontarem-se com dificuldades, violências e até mortes. É urgente fazermos esse recenseamento “ frisou Jibrilo Baldé-
Associação Fityaanou Sidkhine trabalha em Educação Social e Desenvolvimento, o seu objetivo é desenvolver e promover iniciativas que respeitam estritamente os Direitos das crianças, o Desenvolvimento e a integridade social de cada Indivíduo neste Mundo.

Bissau 24 e Agosto 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djaló

Ministério da Educação assina acordo com assciação " Fityanou Sidkihine" do Senegal no domínio do ensino da Língua Árabe.

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação / TGB Televisão da Guiné-Bissau

Leia Também: 

Comunicado do ministério da educação.


Obs: o curso da língua Árabe, será facultativo, para quem quer e quiser no ensino superior "Tchico Té".

Sem comentários:

Enviar um comentário