2 de agosto de 2020

GUINÉ BISSAU - Fortes chuvas em Bissau e crocodilos do Parque de N´Batonha no centro da capital

Chuva intensa na Guiné Bissau e crocodilos no Parque N'Batonha, no centro da capital © Mussá Baldé
Texto por: Mussá Baldé  RFI

Nos últimos dias a capital guineense, Bissau, tem sido fustigada por intensas chuvas, mas o curioso é que há uma inusitada circulação de muitos bichos, inclusivé de crocodilos. É que o Parque de N´Batonha, donde virão esses animais está situado no centro de Bissau. 

Por estes dias, Bissau tem sido fustigada por chuva incessante, talvez por isso haja muitos bichos em circulação.

Populares da zona de Cacoma, de Granja, de São Paulo de Peré e do parque de N´Batonha têm denunciado presenças de crocodilos nas redondezas e nas estradas em plena luz do dia.

O caso mais bicudo é sem dúvida o parque de N´Batonha situado no centro de Bissau.

O parque é um pequeno lago natural situado entre dois hotéis e os escritórios das Nações Unidas.

Naquele parque, com  muita vida selvagem, entre peixes, pássaros e sapos, a população tem relatado que nos últimos dias são visíveis crocodilos em circulação.

O parque é bastante frequentado por crianças por ter zonas do laser e do desporto ao ar livre.

Devido à preocupação constante dos citadinos de Bissau que já começam a entrar em pânico foi instituída uma comissão de trabalho e seguimento da situação.

A comissão é integrada pela Câmara Municipal de Bissau, Serviço de Proteção Civil, Direção Geral das Florestas e Fauna, Direção Geral da Veterinária, Instituto Marítimo Portuário, Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas e a Guarda Nacional.

Numa primeira análise, a comissão entende que os crocodilos estão a ser atraídos para zonas de circulação humana devido ao aumento de carcaças, vísceras, sangue bovino e outros restos de animais vazados em locais com água em abundância.

Para já, a comissão disponibilizou um sistema de alerta com um número de telemóvel, mas vai anunciar medidas para evitar possíveis ataques de crocodilos.

De Bissau, o nosso correspondente, Mussá Baldé. 

Sem comentários:

Enviar um comentário