O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Afirmou este Sábado 11 de Julho 2020 que os Recursos Humanos são a Base para obtenção de qualidade no Ensino da Guiné-Bissau.
Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé Fez esta observação na reunião extraordinária do Conselho Directivo MENES que teve lugar numa das salas de reunião da instituição, para reapreciação e aprovação do Plano de Accão do Ensino Superior, 2020/2023, redistribuição de espaços físicos para as Direções do MENES e Identificação dos estrangulamentos e adopção de medidas corretivas no sistema de recolha e tratamento de dados estatísticos.
Jibrilo Baldé, considerou ainda os Recursos Humanos como calcanhar de aquiles da educação, exortando todos os funcionários e quadros da Instituição no sentido de empenharem-se para o respeito escrúpulos das normas tanto de ingresso na educação, assim como nas questões de transferências de professores.
“Todos nós recebemos pedidos de familiares e amigos, mas é preciso união entorno de uma estratégia de gestão dos Recursos Humanos, caso contrário não vamos conseguir disciplinar a educação” sublinhou.
O Ministro lamentou ainda a falta de recursos humanos qualificados para colocar nas escolas mais longínquas do país.
“Não podemos ter professores menos qualificados nas zonas mais longínquas onde praticamente não se fala o português, não há iniciativas para introdução das línguas nacionais no ensino e muito menos reciclagem dos professores, ainda assim queremos que as nossas crianças aprendam”? lastimou Jibrilo Baldé.
O titular da pasta da Educação transmitiu, perante o Conselho Directivo, o seu total apoio político ao Director-Geral dos Recursos Humanos do MENES para levar avante o rigor e disciplina na gestão dos recursos Humanos.
Ainda deu orientações ao mesmo Director-Geral, no sentido de fazer um levantamento exaustivo de todos estrangulamentos na Função Pública, para fazer partes dos assuntos que serão debatidos com a Ministra da Função Pública.
Quanto a redistribuição de espaços físicos para as Direções do MENES, a actual liderança do Ministério da Educação comprometeu-se em mobilizar fundos para a construção de um novo edifício para albergar algumas direções gerais nomeadamente, as Direções Gerais da ESE, Cantina Escolar, Gabinete de exames Nacionais. E ainda falou-se na necessidade de recuperação dos espaços no Liceu Nacional Kwamen Nkruma , assim o Edifício Central ficará folgado para albergar o Gabinete de Relações Públicas, Cooperação e Comunicação, as direcções gerais do Ensino Básico e Segundário e da Direcção geral do Ensino Superior, e os Gabinetes dos Membros do Governo, o Ministro e o Secretário de Estado.
Ainda ficou decidido que nas antigas instalações da UNESCO vai ser instalada a Direcção Geral da Educação Inclusiva.
A Direcção geral da ESE, será Instalada, provisoriamente, num salão do Liceu Nacional Kwamen Nkruma,
O conselho Directivo do MENES também aprovou o Plano de Accão do Ensino Superior 2020/2023, com a introdução de contribuições dos membros do Conselho Directivo, uma acçao louvada pelo Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica, Garcia Biifa Bedeta que apelou aos técnicos da Educação e outros parceiros a contribuírem para sua implementação.
Bissau 11 de Julho de 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djalo
Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação
Sem comentários:
Enviar um comentário