sábado, 27 de junho de 2020

Fonte: Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Os Sindicatos do sector da Educação, disponíveis em colaborar para eliminarem, as Barreiras que têm dificultado, ao logo de muitos anos, o normal funcionamento da educação na Guiné Bissau.

A disponibilidade foi transmitida nesta sexta-feira 26 de Junho 2020, durante uma reunião de todos os dirigentes Sindicais do Sector, com o Ministro da Tutela Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, para juntos identificarem os problemas, herdados das anteriores lideranças da educação que afetam diretamente a classe docente.

Durante a reunião os dirigentes Sindicais levantaram várias questões desde a Implementação efectiva da Carreira docente e em particular a universitária, a reposição da carga horaria, a liquidação dos atrasados salariais dos contratados 2017/2018, problemas dos professores cujos salários estão bloqueados, por engano ou por abandonarem o serviço entre outras questões ligadas aos docentes.

Em resposta a estas preocupações e a disponibilidade dos Sindicatos, o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, também assegurou a sua total disponibilidade e abertura em trabalhar com os Sindicatos e demais parceiros para tirar a educação no estado em que se encontra.

Neste sentido deu luz verde aos sindicatos para denunciar qualquer funcionário ou entidades que trabalha no sentido de bloquear o funcionamento da educação.

“Nos ajudem, por favor, a fazer funcionar a educação, denunciem qualquer informação, nome ou entidades que trabalha no sentido de Bloquear o funcionamento do sector, porque não é Justo, a educação é um sector que envolve todo o povo, para termos meia dúzia de pessoas abloque-la desta forma. Disse Jibrilo Baldé.

O Ministro Assegurou que qualquer funcionário ou entidade identificada nesta prática medidas adequadas serão tomadas.

Por fim sugeriu aos líderes Sindicais presentes na reunião, no sentido de criarem um grupo de trabalho para o levantamento exaustivo de todos os problemas dos associados a nível nacional, para juntos definirem estratégias e buscar maios, através do Governo ou parceiros, para a paz definitiva na educação na Guiné Bissau.

Bissau 26 de Junho 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djalo

Sem comentários:

Enviar um comentário