sexta-feira, 26 de junho de 2020

Paisagens de uma ilha à beira de desaparecer #DJOBEL 🇬🇼


Ministro da administração territorial e poder local, Dr. Fernando Dias, acompanhado de secretário de Estado da ordem pública Mário Fambé, desembarcam na tabanca de djobél (que a anos esta invadida pela agua salgada e não tem mais condição habitacional) 

Objetivo e resgata-los para ficarem definitivamente na Tabanca de Arame, mas, população de Arame vem resistindo e não quer ceder parte do seu território para vizinhos que estão aflitos. 

Polêmica estala e envolve muita gente, mas o Dias, pretende por via autoridade de Estado, resgatar esse população dando-lhe novo amparo

Ministro, acampanhado com organizações, remumi, CNJ, SwiSaid, djemberem di cumpu combersa e outras!






Fonte: Estamos a Trabalhar

Leia Também:

Governo está engajado na resolução de conflito comunitário sobre posse de terra entre as tabancas de Elia, Arame, Cassu e Djobel, na secção de Suzana, sector de São Domingos.



O Ministro da Administração Territorial e Poder Local em missão de mediação reuniu-se hoje em separado com as comunidades em conflito há décadas, para negociar soluções pacíficas.

Fernando Dias acompanhado pelo Secretário de Estado da Ordem Pública, Mário Fambe, diz acreditar que é desta vez que o problema será resolvido.

Djobel é uma pequena ilha no norte do país, que enfrenta inundação. O Ministro Fernando Dias Dias tenta ainda transferir a população da ilha quase inundada pela subida do nível da água do mar.

Os habitantes de Djobel recebem mais de 5 mil folhas de zinco e pregos para a cobertura de casas a serem construídas no novo espaço cedido pela Elia e pela Arame.

Outra preocupação de Fernando Dias é a questão de água potável para a população local.

O Ministro Dias entregou roupas usadas, doadas pela Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria Da Conceicao Evora.

Com repórter Djibril Iero Mandjam


Aliu Cande

Paisagens de uma ilha à beira de desaparecer #DJOBEL 🇬🇼

Pirogas são meios de se locomover entre-moranças, uma povoação de cerca de setecentos habitantes.
Mulheres com uma lista diária cheia de afazeres, procurar água de consumo, palha para cobertura de casa, extrair ostras...

Uma triste realidade 🤦🏿‍♂️
















1 comentário:

  1. Assim k terra ta kumpudo. Força seguidores de ideais de Amilcar Cabral, Kumba Yala...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.