quarta-feira, 20 de maio de 2020

Antiga ministra da Saúde guineense vai presidir a comité do Fundo Global da ONU

A antiga ministra da Saúde da Guiné-Bissau Magda Nely Robalo agradeceu aos membros da administração do Fundo Global pela sua "eleição, que foi precedida de um processo criterioso de seleção".


A antiga ministra da Saúde da Guiné-Bissau Magda Nely Robalo vai presidir ao Comité de Ética e Governação do Fundo Global de Luta contra a Sida, Tuberculose e Malária, anunciou esta quarta-feira a própria nas redes sociais.

“Foi com muita honra que assumi, há uma semana, as funções de presidente do Comité de Ética e Governação do Fundo Global de Luta contra o VIH/Sida, a Tuberculose e o Paludismo”, escreveu Magda Nely Robalo, na sua página na rede social Facebook.

Na mensagem, a antiga representante da Organização Mundial da Saúde na Namíbia e no Gana agradeceu também aos membros da administração do Fundo Global pela sua “eleição, que foi precedida de um processo criterioso de seleção”.

Sediado na Suíça, o Fundo Global de Luta contra a Sida, Tuberculose e Malária é uma instituição financeira internacional, que tem como principal objetivo o financiamento de programas para combater epidemias como o HIV/Sida, tuberculose e malária no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O Fundo Global apoia também o desenvolvimento de sistemas de saúde, principalmente nos países em desenvolvimento.

Magda Nely Robalo integrava o governo guineense liderado por Aristides Gomes, saído das eleições legislativas de março de 2019, e que foi demitido no final de fevereiro, na sequência da tomada de posse do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló.

observador.pt

7 comentários:

  1. hora ku utru ka nmisti valoriza kilis ki sibi ta toma

    ResponderEliminar
  2. Nunde kil 600.000.000 fca, ki pirdi na simao Mendes.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Dr.Magda, o único mal foi se juntar aos bandidos e corruptos do PAIGC, deus há de lhe acompanhar nessa nova tarefa, esperemos que o Domingos Simões Pereira consiga também um cargo na comunidade internacional para provar que tem alguma serventia.

    ResponderEliminar
  4. Có ele já provou na CPLP, falta os vossos braima, sissoko, jomav,botché.........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro e certíssimo Alberto..
      Nhu Có faci parti di ki grupos ku na valorizado pa negativa suma kilis ku tchoma suma bo fala Ba di povo anta pabia ki ka elegido pa nin um funcao suma es? Ou nhu Jomav ku si considjadur Botche kal dia ku no na odja elis riba na leba bom nome di e terra? Nunca
      Nhu dubriadu Sissoco so fala n'tene amigos kal dia tambi ki na faci ke ku bali?
      Bo disa kim ku ten dom faci si trabadju PAIGC pudi iara ba mas i ka es ku ten goci se bu ka claro, cosrson limpo bu ka ta faci parte.

      Eliminar
    2. Oh! Senhor Alberto, o seu líder foi indigitado para exercer esse cargo não fez nem um concurso como este da Dr.Magda, sabes até podia ser o senhor a ocupar este cargo, portanto parem de dar o homem o que não tem.

      Eliminar