quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Presidente guineense reúne-se com líderes das bancadas parlamentares

Umaro Sissoco Embaló reúne-se hoje, em Bissau, com os líderes e os vice-líderes das bancadas parlamentares, depois de ter ameaçado dissolver o Parlamento e mostrado descontentamento com o comportamento de deputados.

Na semana passada, o chefe de Estado reuniu-se com cinco dos seis partidos com assento parlamentar para discutir a possibilidade de dissolução do Parlamento, tendo convocado igualmente o Conselho de Estado.

Tanto os partidos políticos como o Conselho de Estado consideraram não existir qualquer crise política, que justifica a dissolução da Assembleia Nacional Popular e a convocação de eleições antecipadas, apesar de a decisão caber apenas a Umaro Sissoco Embaló.

Na Assembleia Nacional Popular estão representados seis partidos políticos, mas apenas o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), Partido de Renovação Social (PRS) e Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) têm bancadas.

A União para a Mudança e o Partido da Nova Democracia, os outros dois partidos representados no parlamento, têm apenas um deputado, cada um.

Com DW

Sem comentários:

Enviar um comentário