quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Madem G-15 - Secretário nacional apela aos jovens para dar continuidade às obras de Amílcar Cabral

Bissau, 23 Dez 20 (ANG)- O Secretário nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) apelou terça-feira à nova geração guineense para  dar continuidade às obras feitas pelo pai da nação guineense Amílcar Lopes Cabral, e  aprofundar a sua tese fundamentada na cultura de modo a promover a paz, segurança e o progresso do país.

Tomás Gomes Barbosa falava na cerimónia de abertura do Simpósio Nacional da Cultura, em Homenagem à Amílcar Lopes Cabral, organizado pelos quadros técnicos de MADEM-15 denominado QUADEM, em Cacheu, Norte do país, na data em que foi atribuído ao pai da nação guineense e cabo-verdiana o título de Doutor Honoris Causa em ciências Políticas e Sociais, pelo Instituto de África-Académia de Ciência da antiga União Soviética.

“Hoje em dia, a cultura tem o papel de reconciliar um povo , de promover a paz interna e de unidade nacional. Por isso, temos como o Lema desta comemoração, “Resgatar o Pensamento Filosófico, Político, Cultural e Científico do Fundador da nacionalidade guineense e cabo-verdiana, Amílcar Lopes Cabral”, disse o dirigente do Madem G-15.

Barbosa sublinhou que, na  Cultura, reside os elementos essenciais que podem ditar o sucesso e retrocesso de uma sociedade e que por isso, os factores culturais devem merecer muita atenção por parte dos governantes e da sociedade em geral.

Por sua vez, a Secretária Nacional do Departamento dos Assuntos Sociais, Culturais e Organização de Eventos do MADEM-G15, Nhima Sissé recomendou a sociedade guineense a preservação do património cultural e histórico da nação de Amílcar Cabral.

“Na realidade, a preocupação de Amílcar Cabral sempre residia na formação de quadros, porque, segundo ele, apreender é um processo contínuo que pode ser desenvolvido através das nossas acções do dia a dia, através das leituras, de experiências acumuladas, entre outras”, referiu Nhima Sissé.

Garantiu que com base nos ideais  de Cabral, o secretariado nacional de MADEM-G15 preocupará sempre com as realizações de eventos que vão em conformidade com a linha de pensamento do herói da Pátria.

O  tema “Papel de Música Crioula, Enquanto Instrumento Catalisador no Processo da Luta de Libertação e de Desenvolvimento”, foi orado pelo músico guineense Ernesto Dabó, que defendeu que  vários disciplinas artísticos contribuíram para o processo de libertação nacional, através dos seus conteúdos que eram bastante apreciados  pelos jovens na altura.

“As mensagens dos músicos atingia mais rápido a camada juvenil, em termos  de sensibilização. Podemos dizer que a música crioula conquistou um espaço no diálogo cultural. Hoje em dia são escutadas e apreciadas em quase todo o mundo”, disse  Ernesto Dabó.

No referido evento participaram diferentes membros, simpatizantes e amigos de MADEM-G15. A cerimónia de abertura foi antecedida de entoação do Hino Nacional por  um grupo de crianças denominado “Flôr de MADEM” e de seguida com a actuação do grupo cultural “Netos de Cacheu”  que apresentou diferentes tipos de danças na base de culturas da Guiné-Bissau.

ANG/AALS//SG


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. OS MADEM – G 15, DEIXEM DE GOZAR COM O NOME DE CAMARADA CABRAL, POR TEREM COMETIDO PECADO ORIGINAL DESDE À PARTIDA E POR CONTINUAREM NA MESMA SENDA

    MADEM – G 15 é incontestavelmente um Partido feito desde à partida, à 100%, de membros dirigentes indisciplinados, desviantes das normas estatutárias do seu ex Partido, PAIGC.

    Depois, se fizeram violadores das Leis da República, no decurso de quase todo o período da finda IX Legislatura, a partir do dia 23.12.2015. Porque tendo aí sido cocriadores e integradores 3X, de Governos de Iniciativa Presidencial na SITUAÇÃO DE UMA MAIORIA ABSOLUTA SAÍDA DAS URNAS, PLENA E INTEGRALMENTE IMPLANTADA NA ANP (PARLAMENTO). Governos estes, tendo funcionado entre 2 dias (ou seja, 48 horas) e 340 dias no posto (ou seja, 11 meses e 6 dias), sem Programa e nem Orçamento Geral de Estado.

    Agora é gente apoiante de um Autoproclamado Presidente Usurpador do Poder e membros de um Governo Ilegal. Situação ocorrida deste o dia 27.02.2020 nesta presente X Legislatura. Todos, atos políticos constituindo o PECADO ORIGINAL na democracia.

    Por isso, sff, vocês Mademistas, parem de faltar no respeito ao CAMARADA CABRAL com esse género dos vossos discursos de simples demagogia de “para dar continuidade às obras de Amílcar Cabral”.

    Qual “continuidade”… “continuidade” do legado de CAMARADA CABRAL no desrespeito dos princípios democráticos e das Leis da República não existe. Continuem o vosso caminho de traição do povo da Guiné-Bissau e seus interesses, pela barriga. E, deixem de gozar com o nome de CAMARADA CABRAL.

    Obrigado.
    Pela honestidade intelectual, infalível...
    Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça. Incorruptível!
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar