quinta-feira, 24 de setembro de 2020

GOVERNO RECEBE GARANTIAS DA FFGB QUE A ELEIÇÃO TERÁ LUGAR NA SUA SEDE EM BISSAU


24/09/2020 / Jornal Odemocrata

O Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos da Guiné-Bissau, Florentino Dias, transmitiu aos jornalistas, esta quarta-feira, 23 de setembro de 2020, que recebeu garantias da direção cessante da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) e da Comissão Eleitoral de que a sala de reuniões da FFGB oferece condições para a realização da eleição do órgão no próximo dia 30 do mês em curso.

“Depois da explicação da direção cessante e da Comissão Eleitoral, pensamos que o espaço oferece condições para todos e os guineenses podem ter garantias de que será um processo que vai respeitar as regras do combate à covid-19. Será um processo bastante escrutinado que todos poderão acompanhar”, explicou Fernando Dias.

Dias falava à imprensa no final da visita às instalações do organismo, no alto Bandim, em Bissau, ao lado do estádio nacional 24 de setembro, com o objetivo de se inteirar das condições da sede e da sala onde decorrerá o ato.

Florentino Dias recebeu também garantias adicionais da secretária geral da FFGB, Virgínia da Cruz, de que o órgão vai criar as condições técnicas para que o executivo e a FIFA (organismo que dirige o futebol mundial) acompanhem o Congresso, através das plataformas virtuais.

O coletivo dos candidatos à liderança da FFGB, com a exceção do Caíto Teixeira, continua a contestar a decisão de comissão eleitoral de realizar o congresso na sede da FFGB, lembrando que no passado dia 25 de julho o Alto Comissariado para a Covid-19 havia advertido à comissão que a sala onde deveria decorrer o congresso não reunia as condições, por ter a capacidade máxima para 28 pessoas.

Confrontado com a exigência do coletivo, Fernando Dias disse que não recebeu nenhuma comunicação oficial sobre esta exigência, afirmando que o executivo está confiante de que o Congresso vai decorrer com total tranquilidade e de forma livre, justa e transparente, no próximo dia 30 de setembro.

“Além ser um processo que vai respeitar às regras do distanciamento físico, também vai ser um processo bastante escrutinado, o que vai permitir que seja um ato livre, justo e transparente. Isto deixa-nos bastante confortados, incluindo a comunidade desportiva, que está bastante contente, porque a instituição é uma estrutura extremamente importante no desporto guineense”, argumentou Dias.

Em relação ao silêncio do governo após a crise que se instalou após o Congresso do dia 08 agosto que depois foi invalidado pela FIFA, o secretário de Estado da Juventude e dos Desportos afirma que na altura não houve necessidade de as autoridades nacionais pronunciarem-se sobre o caso.

Além de Caíto Teixeira, estão na corrida à liderança da FFGB mais cinco candidatos, nomeadamente Fernando Tavares, Paulo Mendonça, António Patrocínio, Benelívio Cabral Nancassa Insali e Mutaro Bari.

Por: Alison Cabral

Foto: AC

Sem comentários:

Enviar um comentário