quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Após a sua chegada: PRESIDENTE DA MAURITÂNIA PROMETE RETOMA DA COMISSÃO MISTA PARA REATIVAR A COOPERAÇÃO


23/09/2020 / Jornal Odemocrata 

O Presidente da Mauritânia, Mohamed Ould Ghazouni, prometeu a retoma da comissão mista Guiné-Bissau/Mauritânia para reativar a cooperação entre os dois países, tendo lembrado que havia uma comissão mista que teve a sua primeira reunião em Nouakchott em 1988 e dois anos depois (1990) realizou-se outra, em Bissau. 

O Chefe de Estado da Mauritânia fez esta promessa em declarações aos jornalistas no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, após a sua chegada ao país esta quarta-feira, 23 de setembro, para participar nas comemorações de 24 de setembro, festa da independência.


General Ghazouni, como é chamado na Mauritânia, disse que está no país ao lado do seu irmão guineense para participar nas comemorações da festa da independência, juntamente com outros irmãos e colegas chefes de Estado que irão juntar-se a eles amanhã.   

“Vim mais cedo, porque o meu irmão Embaló queria que eu assistisse a parte dos festejos hoje, que corresponde ao seu aniversário. Foi um prazer e será também uma oportunidade para falarmos de assuntos de interesse dos nossos países que têm uma história da relação que nós não temos o direito de ignorar ou esquecer”, assegurou para de seguida avançar que teve o privilégio de saudar cidadãos mauritanianos residentes na Guiné-Bissau que fizeram questão de estar no aeroporto para recebê-lo. 

Ghazouni assegurou que um grande número de seus compatriotas está na Guiné-Bissau há muitos anos e alguns participaram na luta armada para a independência ao lado dos guineenses.


Questionado sobre abertura da Embaixada da Mauritânia na Guiné-Bissau, não obstante ter o seu serviço consular, o chefe de Estado de Mauritânia, Mohamed Ould Ghazouni, reconheceu que é triste que os chefes de Estado não se visitem mutuamente, tendo em conta a relação histórica existente entre os dois países.

“Efetivamente, um chefe de Estado mauritaniano chegou a visitar a Guiné-Bissau em 1990. Em 1988 fez-se a primeira reunião da comissão mista entre os dois países, realizada em Nouakchott e dois anos depois, a mesma comissão mista fez outra reunião em Bissau. Eu já falei com o meu irmão que faremos o máximo para que esta comissão mista retome os seus trabalhos e encontros. Acordamos que a próxima reunião desta comissão mista, para reativar a cooperação, realizar-se-á em Nouakchott, portanto esperamos que seja o mais rápido possível”, contou Ghazouni.  

Por seu turno, o chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló, destacou que a relação entre os dois países não é de hoje, mas é uma relação criada desde o período da luta pela libertação da Guiné-Bissau. Enfatizou que a Mauritânia contribuiu muito para a libertação da Guiné-Bissau do jugo colonial, tendo recordado que há 30 anos que um chefe de Estado da Mauritânia não visita a Guiné-Bissau.

“Quando falei com o meu irmão, General Ghazouni, disse-lhe que queria que viesse a Bissau para participar na festa da comemoração da independência perguntou-me quando é que queria que viesse. Isso comoveu-me muito e sinto-me honrado. Isso demostra que o nível da relação histórica entre a Guiné-Bissau e a república irmã da Mauritânia ultrapassa qualquer barreira”, referiu o Presidente guineense.  

Por: Assana Sambú


Sem comentários:

Enviar um comentário