domingo, 5 de julho de 2020

O Presidente em exercício da CEDEAO felicitou os esforços internos tendentes a retoma da normalidade constitucional e disse estar otimista com o futuro do país com a aprovação do Programa do Governo que para ele é mais um passo dado rumo a estabilização da Guiné-Bissau

30 comentários:

  1. Ele está a felicitar porque o Nho-Maralens Sissoco (Umaro; seu protegido em todo o caso), com certeza, não lhe disse a verdade, de como as “coisas” se desenrolaram nesta dita “RETOMA DA NORMALIDADE CONSTITUCIONAL”. Porque talvez não lhe disse que de novo, está-se a caminho de fazer entrar uma queixa/recurso no STJ bissau-guineense e talvez, podendo chegar até à Justiça da CEDEAO. Quando ele já não estiver na função do Presidente em exercício desta Organização.

    Por isso, estou muito curioso de saber, como é que este Senhor Presidente do Níger e seus Golpistas bissau-guineenses do dia 27.02.2020 vão explicar um dia, essa seguinte verdade dos factos cá exposta. A explicar no dia que o caso dessa mais uma trapaçaria da “RETOMA DA NORMALIDADE CONSTITUCIONAL”, “SESSÃO REUNIDA COM O QUÓRUM NECESSÁRIO” e/ou “O PROGRAMA DO GOVERNO APROVADO”, fazer entrada no STJ bissau-guineense e/ou na Justiça da CEDEAO.

    Para a melhor compreensão desta minha preocupação, sff que leiam o texto seguinte, recebido de um amigo meu, para que tirem as vossas próprias ilações. Da minha parte, estou muito curioso, como disse. Boa leitura.

    Transcrevo: “MAIORIA PARLAMENTAR FORJADA: Explicar detalhadamente do que foi a Sessão da Assembleia Nacional Popular do dia 29

    Disseram que ouve 56 DEPUTADOS no hemiciclo, mas seria bom explicar detalhadamente como aconteceu.

    Pra já, para substituir um DEPUTADO deve haver o quórum para o efeito, infelizmente não foi o caso.

    Se disseram que no TOTAL dos DEPUTADOS eram 56, então vejamos:

    1° - O Deputado Armando Mango não foi substituído, se não é substituido então o seu substituto não pode entrar no hemiciclo, quer dizer que já estão reduzidos a 55;

    2° - O NUNO NABIAN, não chegou de fazer a substituição, também o seu substituto não se pode permanecer na sala, reduzidos a 54;

    3° - O Falecido Eduardo Mamá que também não chegou de ser substituído, reduzidos a 53;

    4° - O Falecido Sola Nanquilin que não teve a substituição, reduzidos a 52;

    5° - Serifo Embalo nomeado e até já esta a exercer como Embaixador da Guiné-Bissau na CHINA, também não foi substituído mas esteve presente na sala quando não devia, reduzidos a 51;

    COM OS 51 DEPUTADOS JÁ CARECE DE QUÓRUM PARA QUALQUER ATIVIDADE NO HEMICICLO.

    6° - Serifo Djalo do PRS que também é nomeado Embaixador da Guiné-Bissau na RUSSIA não foi substituído, reduzidos a 50;

    7° - E mais.... ainda dentro do hemiciclo se encontrava o Braima Camara que normalmente é substituído pelo Calido, os dois se encontravam na sala, quando devia estar um dentre eles [49].

    Mas pelo cúmulo da desgraça ainda têm os 5 MINISTROS que faziam parte do GOVERNO, só que estes Ministros para regressar a ANP tinham primeiro que fazer um requerimento solicitando o regresso, mesmo assim, com a falta de quórum esses MINISTROS não podem reintegrar, sendo assim, menos 5 Ministros ficam reduzidos 45 DEPUTADOS [mais exatamente e na verdade, 44].

    Como sabem, quando se verifica a falta de QUÓRUM nenhuma atividade pode ter lugar na ANP e muito menos fazer as substituições( Programa de Governo carece de APROVAÇÃO por falta de quórum).

    Isto é para o POVO ver até aonde chegamos com o EIXO DO MAL, tudo na base da imposição e ações de GOLPISTAS.

    Ainda forjaram o Boletim da exoneração dos 5 Ministros com a data invertida de 28 de Junho para 26 de Junho(A exoneração do SISSOCO aconteceu no dia 28.06.2020 num DOMINGO, vespera do início da sessão parlamentar).

    De salientar que violaram todo o processo para o início de uma sessão parlamentar e das substituições dos DEPUTADOS, claro com o conluio do CIPRIANO CASSAMÁ.

    SI DEUS KÁ STÁ KU BÓ NINGUIM KÁ PUDI STA KU BÓ”. Fim da transcrição.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o vosso candidato Onhinhu, quem o protege? O sanguinário ditador Alpha Condé. Tenha vergonha na cara A.Keita. vocês e o vosso candidato derrotado e bem só sabem manipular a opinião pública nacional e internacional. Já não estamos naquela era "Di Djintis Di Praça". Bo tenta osa bardadi ninsi um bias na vida "Mentirosos Manipuladores".

      Eliminar
  2. Si bu fala buna luta contra destino ou contra vontade di Deus so cansa bu cabeça. Mindjor bk busca trabadjo, papia ricibi sim sedu funcionário kila caba dja. Milicias virtuais boka pudi muda keki Deus pui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O acima exposto são factos. OK?! Obrigado. Pare de desvaneos (no sentido de envaidecer-se do termo). Vem com os factos para refutar, infirmar ou confirmar. Pois lá no texto acima são factos. OK?! Mais uma vez, obrigado.

      Eliminar
    2. Errata: Ler "desvaneios" em vez de "desvaneos" na primeira linha. Obrigado.

      Eliminar
    3. A.Keita não há nada de factos nas suas lamentações. O gosto de falar do PAIGC, porque é um partido do meu coração, o vosso líder falhado! Oh meu Deus, aquele sim é um Diabo em pessoa. Só sabi falar, falar, falar e mais nada. Precisamos de Tecnocratas e não de Teóricos.

      Eliminar
    4. "Queria dizer não gosto ao invés de O gosto" obrigado.

      Eliminar
  3. A. Keita será que tens síndrome de pensamento acelerado? Olhe é bom cuidar um pouco da tua vida, se não pode ser tarde! Eis uma pessoa extraordinária não deixe ser levado pelo abismo por pessoas que nunca falem a verdade.

    ResponderEliminar
  4. O canal de negócio entre o PAIGC e alguns juízes no STJ já está tapado, mesmo entrando com o processo de impugnação sobre aprovação do programa do actual governo, alegando falta quórum, não vai surtir efeitos, porque aqueles juízes que transformaram o STJ mercado de bandim já sabem que o canal de manejo de trapaçaria do PAIGC naquela instituição suprema está tapado e sem o espaço de jogo sujo.

    É assim que partido irresponsável como o PAIGC paga os erros de política de cadeiras vazias, porque se os deputados do PAIGC tivessem presenciado a sessão saberiam contrariar a ideia de maioria parlamentar que outro bloco disse que tinha na altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito bem, Sra./Sr. Nú Matchu, aqui está você de novo. Não sei se leu dois “post’s” meus nos dias 30.06 e 02.07.2020 postados neste espaço. A Senhora/o Senhor tinha dito no seu “post” do dia 30.06. (Nú Matchu30 de junho de 2020 às 07:22) que terá escrito “dois textos narrativos e um poético”, disse-lhe que sff de indicar-me as referêcias bibliográficas destas obras (ou os textos se estão digitalizados: abikeita@yahoo.fr; com a referência “debate democrático sério). Estou muito interessado em consultá-los. Sff. Obrigado.

      Eliminar
    2. PS.: Mas senão, Sra./Sr. Nú Matchu e Unknown, deixem as vossas "histórias EXTRA MUROS" esta vez, neste preciso presente caso aqui, de lado. Sff!

      Venham com os factos! Ponto final. É muito simples.

      "Alpha Condé acolá"; "PAIGC foi ao baile"; "o Lobo comeu o Lebre"; NÃO!!!

      Está aqui factos concretos em debate. Até matemáticamente com números e nomes precisos; sustentados pelos fatos concretos ocorridos... Argumentem isso; na base dos factos. Senão, fiquem em casa.

      Pronto. Fiquem em casa. É outra possibilidade se diz. "Quem não tem força; porque tem fome"; ou porque está doente"; ou porque teve o seu 'radi' (arrodo) partido; que não vá ao 'Pfambé'; que fique em casa". É tudo. Conversa do ômi-garandi na Tabanka. Obrigado.

      Eliminar
    3. A.Keita, não vejo nenhum facto nas suas lamentações. Aliás o que entendes por Factos? Falo com conhecimento da causa. Falaste do apadrinhamento/protegido do Presidente do Níger ao General USE, por isso é que eu falei no vosso sanguinário Alpha Condé. Sei do que falo e,percebo muito bem a língua portuguesa.

      Eliminar
    4. Vem aos factos. Porque Sr. Unknown, você sabe muito bem, que o cerne do assunto do "post" cá em tela consiste em refutar, infirmar ou reafirmar, a veracidade dos factos na procura da resposta a esta seguinte questão de partida: Houve ou não o córum no dia 29.06.2020 na ANP para se reunir a sessão prevista?

      E, para dar a resposta à esta pergunta, cada participante no debate tem que avançar, logo, logo (se quer simplisficar as coisas) com os seus argumentos sustentados pela Lei, a descrição dos factos ocorridos, e estes dois cojuntos de argumentação, sustidos pelas cifras concretas: números naturais concretos: 0, 1, 2, 3. 4... ao infinito; estes mesmos, ordenados em conjuntos exprimidos em números cardiais: 102 (o máximo número possível da presença dos Deputados), 101, 100, 99... até 52 para se ter o córum para que a sessão prevista possa reunir; 51, 50, 49... até 1 significa que não tem córum para se reunir a sessão prevista. Segundo as nossas Leis até ainda hoje em vigor.

      Para o participante que quiser fazer os seus "boltia-boltias", pode. Mais no fim, tem que proceder à maneira, como antes exposta: argumentar baseando-se nas nossas Leis nesta matéria, nos factos ocorridos e tudo sustido pelos números concretos. Ponto final.

      Por isso, Sr. Unknown, mais uma, pare de desvaneios e vem ao ao assunto. O senhor aqui não pode ir à toa (li, bardadi n'marau nhuz), como nos autros casos, sem que você se autodenuncie de estar a fuzir de "bardadi seku kan", "di dia Wang", diante dos nossas Leitoras/nossos Leitores. Obrigado.

      Eliminar
    5. Nhu A.Keita, se não houvesse o tão famoso quórum, será que o vosso Cipriano agora patinho feio do PAIGC ia reunir os Deputados naquela secção? Tenha vergonha na cara. Se estás a falar de quórum porque é que estão a pedir para sancionar os Deputados mais lúcidos do vosso partido? Por favor. "Suma ku bu fala bu panham, parsi bu falha" eu não sou um desenformado, sou conhecidor da matéria. O PAIGC tinha dito que não iriam sentar na mesma mesa com os dirigentes do MADEM-G15, agora estão a implorar a ajuda do vosso Padrinho António Guterres. Kkkk, mas infelizmente com o General USE isso não vai dar em nada absolutamente nada. Estamos na Guiné-Bissau, um país onde os erros se pagam cash.

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    8. Hi, hi, hi... está ainda dar as suas "boltia-boltias". Vem ao assunto. "será que o vosso Cipriano....". Eu não vou perguntar a alguém, se o que está lá no céu a botar calor é ou não é o sol. Quando ele mesmo foi surpreendido com "a carne no papo", dizendo que é "Lanterna". O próprio Cipras admitiu que "agiram" contra o regimento em alguns pontos.

      Aqui agora é isso. O Sr. Unknown, se quer um debate sério, tem que trazer a sua conta: Mas na base dos dados do terreno. Se tem outros, traga. Venha dizer, "ah, não, o tal fulano não faleceu; aquele outro não foi nomeado; e estes aí não foram exonerados no dia 28.06.2020... e outros patati-patatas".

      Para dizer-lhe, que, eu, Abdulai Keita (você anda escondido sob um nome falso; para já, falta de seriedade), nem que se fosse aí agora o camarada Cabral, a proceder assim, hoje, na Guiné-Bissau, eu ia-lhe dizer, com todo o respeito, "NÃO!!!, CAMARADA CABRAL; agindo assim, você está destruir o nosso Estado". Ouviu!

      OK! Deixe dessas claques e venha à razão, bom senso e à seriedade. Obrigado.

      Eliminar
    9. PS.: Por exemplo, Sr. Unknown, porque é nenhum de vocês, muito ativos aqui neste espaço, a vigiar os meus comentários, não aceitaram o meu convite do debate direto "tête à tête"? Porque? Se estão de facto de boa-fé?

      Eu não tenho problema nenhum de debater não importa com quem que seja esses nossos problemas muito sérios de hoje. Debater, mas é de maneira séria!!! E não à de insultos etc...

      Eu quero contribuir na procura de soluções no quadro da nossa rica pluralidade de vivências. Que tem como o ponto de partida fundador, o respeito irrestrito e a aplicação escrupulosa do princípio das nossas Leis da República. Venha discutir comigo, trocando textos, áudios, identificando-se bem claramente, não andar nas escondidas. Não se insultando. Obrigado.

      Eliminar
    10. Errata: pelo respeito às minhas Leitoras/aos meus Leitores.
      Ler nos meus dois “post’s”, mais acima (A. Keita6 de julho de 2020 às 02:17; A. Keita6 de julho de 2020 às 12:14):

      “matematicamente”, em vez de, “matemáticamente”, e;
      “(arado)”, em vez de, “(arrodo)”.

      “quórum” em vez de “córum”;
      “simplificar”, em vez de, “simplisficar;
      “conjuntos” em vez de, “conjuntos”;
      “vem ao assunto”, em vez de, “vem ao ao assunto”;
      “outros”, em vez de, “autros”, e finalment;
      “fugir”, em vez de, “fuzir”.
      Essas leituras, em todas as passagens da aparição destes termos nos dois “post’s”. Desculpem. Obrigado.

      Eliminar
    11. Senhor A.Keita, a,matemática ora feita pelo seu amigo é a mesma que o PAIGC faz des dos tempos de Boé porque se não vejamos.
      1- dizem que os 5 membros de governo não deviam estar presente e que estes deviam fazer um requerimento, pergunto. Des de quando é que eles foram substituídos? Nunca,portanto como a função de ministro é incompatível com o de deputado eles simplesmente renunciaram das funções de ministros para assim retomarem como deputados que sempre foram.
      2- o Braima Câmara nunca foi substituído, esteve presente como deputado e o seu suplente não participou na sessão.
      3-o Armando Pé do Mango, sempre foi substituído, aliás, foi o seu substituto quem este presente no momento da falsa aprovação do programa do ARISTIDES o Armando Pé de Mango nunca voltou como deputado porque não ouve sessão para tal.
      Nem é preciso continuar as vossas mentiras todo já as conhecem portanto este plano não vai funcionar até porque não vejo em qual tribunal vão uma vez que vocês ordenaram o fecho como o que fizeram com o parlamento na IX legislatura.

      Sufri nha mano és kapli bos bo bai ruma bo PARTIDO bo para chatia djintis.

      Eliminar
    12. Errata bis: "conjuntos", em vez de, "cojuntos". Obrigado.

      Eliminar
    13. Sr. Có, o Senhor está a pensar e a falar com seriedade? No espírito do legislador? Aceitando e defendendo a posição de que pode haver alguém que possa ser Ministro/Deputado ao mesmo tempo? À luz das nossas atuais Leis da República em vigor? Ministro durante 3 meses; Deputado 4 dias; depois vai de novo à função do Ministro, etc. Tudo acompanhado de exonerações e nomeações, publicações de datas no BO. Forjando as datas de exoneração, em vez de 28.06.2020, publica-se, 26.06.2020.

      Acha que um país pode ser governado assim? Acha que apenas os bissau-guineenses é que estão a observar estas encenações todas neste memento? Não!

      Também os especialistas da Guiné-Bissau em Genebra/Suíça, em Uppsala/Suécia, em Lisboa/Portugal, em Provience/USA, etc. estão a observar. E qualquer jornalista ou outra gente que quer saber sobre o nosso país, ou recorre às informações diretas elaboradas por estas especialistas, ou a uma/um ou outra como expert, tentando saber do nosso país.

      E pensa que, esta gente aí, observando estas cenas nossas destes dias, vai dizer que é um dos países mais sérios do nosso continente ou do mundo? No mais perfeito cominho de BOA GOVERNAÇÃO?

      Não, meu caro. Vai dizer que é dos países encaixando-se com muita perfeição na categoria dos países que o antigo Presidente Sarkozy tinha hábito de designar de “pays voyous”. Vergonha.

      O resto, “non comment”. Obrigado.

      Eliminar
    14. PS.: Seja sério Sr. Có. O Sr. Armando Mango foi exernorado do seu cargo do Ministro e empossado devidamente, como 1o Vice-Presidente da ANP. Quando o Nhu Nuno foi usurpar o cargo do Cipras. Não venha cá enganar ninguém.

      Eliminar
  5. O grande professor da Língua portuguesa. A. Keita não sou de debates sem fundamentos. Mas se for o caso podememos fazer um debate televisivo. Porque não sou muito de redes sociais, mas uma coisa posso te garantir, os esforços do vosso partido não vai dar em nada. Já te disse não estamos na era do PR José Mário Vaz, mas sim do PR USE"Minino bo cumpanher". "Kaba kuma faca di atorna nunca moco" o grande Braima Camará, esse sim é um Líder, um verdadeiro Líder. Que sempre soube lidar com as desvantagens. Agora ele é um homem feliz da vida, porque derrotou o vosso Visionário Político em todas as frentes.
    Olha meu Mano A.Keita queria lhe pedir, porque também não tenho partido, mas votei no General USE, nas presidenciais por causa das vossas injustiças. Injustiças que o regime do Aristides Gomes queria implantar no nosso País. O meu pedido é! Que tal arranjamos um grande Partido ao invés do PAIGC liderado pelo vosso perdedor DSP " O Onhinhu ". Ou deixar a política até quando o Onhinhu abandonar o nosso grande PAIGC? Porque o PAIGC sim é um grande Partido, mas o DSP não é um grande Líder.
    Que Reine o bom Senso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi, hi, hi... Tenho que meter-me na gargalhada mais uma vez. Alguém é convidado a um debate "tête à tête", simples, tem até o medo de indicar o seu nome real, e quer no lugar disso, um "debate televisivo".

      OK, indique-me na qual TV e vamos organizar. Estou pronto. Mas antes, envie-me seu contacto, por ex., E-Mail (com a referência "debate democrático sério"). O meu já tem, mas mesmo assim, eis-no, mais uma vez: abikeita@yahoo.fr).

      Do resto, contra os factos lá de cima, "bu ka tene nan nada. bu sta marado nhuz", Nhu Umknown. "Bu sibi nan kila diritu". Obrigado.

      Eliminar
    2. Senhor A.Keita, ou o senhor não leu bem o meu post ou o senhor faz-se de desentendido porque eu disse e bem que as duas funções são incompatíveis e pela mesma razão eles apresentaram as suas demissão e voltaram a exercer como deputados portanto, diga-me em que parte do regimento ou da constituição da República é escrito que uma vez que assumiu cargo de ministro não pode depois de ser exonerado voltar ao parlamento,aliás, o senhor está com a memória curta se não fosse o senhor não teria vindo aqui falar deste assunto porque o seu chefe depois ser exonerado como primeiro ministro voltou ele é o seu irmão a ocuparam os lugares no parlamento.
      Outra coisa, sobre o deputado Armando Pé do Mango nunca, repito nunca ouve sessão em ele voltou a ser deputado e muito menos ser empossado como primeiro vice-presidente da ANP.
      A farsa ora feita para o enpossamento do Cipras como presidente interino que não deu em nada com o o próprio Cipras acabou de confirmar de que nunca convocou sessão o que ouve foi uma reunião dos membros do governos demissionário e até convidou a quem quer que seja a apresentar provas da convocação feita por ele.
      A.Keita, para djintis cunsiu até um certo rispito é dau pabia di bu idadi ku algum conhecimento tambi ku bu tene ma ka bu dixa bu bom pirdil pabia di idólatra um santchu,santchu sim pabia son santchu ku ta comporta suma Domingos Simões Pereira.

      Boa noite.

      Eliminar
    3. "eles apresentaram as suas demissão e voltaram a exercer como deputados portanto...", diz Sr. Có. Se continuasse o procedido, ia logo acrescentar esta outra sequência da cena.

      Pois o senhor teria que se colocar essa pergunta: e depois? No "dia" seguinte, após terem exercidos "como Deputados", foram fazer o quê?

      Resposta. Foram retomar de novo as suas funções de Ministros!

      Ora com isto, estamos onde? Meu irmão? No "Lalalylô" ou num Estado devendo funcionar na base das Leis? No “Etat Voyou”! Assim nos vêm e nos chamam os do resto do mundo, quando nos metamos a executar este género de gestos políticos de imbecilidade, do ponto de vista do respeito das nossas próprias Leis em vigor.

      Não vale pena continuar. O Senhor está cego para ver e reconhecer o absurdo destes gestos, ou finge estar cego.

      Do resto, não viu alguém chamado Cipriano Cassamá a prestar juramento numa sessão, na ANP, na noite da Sexta-feira do dia 28.02.2020, em como PRiterino? Eu vi. Não viu o Cipriano Cassamá a presidir a própria cessão neste dia? Eu vi. Não viu o Cipriano Cassamá a renunciar o cargo do PRinterino numa conferência de imprensa, no Domingo do dia 30.02.2020, declarando que temia pela sua vida e à da sua família? Eu vi. Tudo era então umas farsas para si? Bom para mim não.

      Para dizer ao senhor, que por favor... E se essa coisa vir virar-se um dia desses aí ao alcance das mãos (uma simples suposição)? Eu já adivinho e aconselho que pense bem nisso...

      E, como o Senhor escreve em Kriol no fim deste seu "post", está aqui a falar-lhe um "Makuku", com muita coisa vivida na pela e guardada na cabeça; se essa coisa vir virar-se? O senhor ir-se-á envergonhar-se, se continuar neste caminho de pegar nas inverdades e trapaçarias dos outros, fazendo estas, suas.

      Deixe o Cipras com as suas inverdades e trapaçarias, não carregue essas para fazer suas. Só porque o Cipras mudou da cor. E, se mudar amanhã?

      Por isso, eu não vou no género das cantigas. Sou um cidadão e militante de convicção (e sabe, entre nós: UM KEITA). Obrigado.

      Eliminar
    4. Kakakakakakaaka! Não só vi também tenho vídeo daquela palhaçada dita enpossamento, o Cipras não prestou nenhum juramento tanto assim que no dia seguinte quanto o Domingos queria lhe forçar a dar conferência de imprensa enquanto presidente interino o Cipras respondeu que nunca prestou juramentos para tal.
      Senhor A.Keita o senhor viu Cipras prestar juramento? Eu não vi.
      O que o vi naquele dia é membros do governo de Zambrano frustrados a forçaram atos, para terminar meu mano convido lhe a esperar pacientemente no que vai dar as vossas investidas, na botau sorti, nin um mancara kana kebra nada kana muda es governo na não até 2023.

      Eliminar
    5. Já disse eu, mais acima. Se leu bem, não ia perder o tempo com este seu "post" de cá agora.

      Não vale pena continuar o debate sério com o Senhor; debate sério baseado na apresentação criteriosa, isto é, respeito dos factos. Pois o Senhor está "cego" para ver e reconhecer o absurdo destes gestos de atos de imbecilidade políticos encenados mais uma vez na nossa praça pública nestes dias; ou seja, o Senhor finge estar "cego".

      Buna findji durmi, n'ka pudi kordau na ês assunto. Nô passa pa utru, si bu misti. Obrigado.

      Eliminar
  6. A.Keita não sou eu a indicar a TV na qual vamos realizar o debate, por simples razão, o Senhor A.Keita é que me convidou o tal debate. Como não sou nenhum tonto, sei que não temos muitos canais televisivos na nossa Guiné-Bissau, tudo por culpa dos vossos governos. Naquele outro canal não sei Bantaba não vai poder ser. Agora é melhor continuarmos neste espaço. O que refere ao meu nome é muito simples. Também não sei se o seu nome é um nome verdadeiro ou de fachada, porque os Paigcistas só sabem mentir e mais nada.

    ResponderEliminar