terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Iva Cabral declara apoio a Domingos Simões Pereira e apela ao povo guineense que recorde e siga os ensinamentos do seu pai, Amílcar Cabral


UNIDADE E LUTA
Iva Cabral

A segunda volta é, a meu ver, completamente diferente da primeira já que os proponentes são apenas dois, mas sobretudo porque o adversário tem características diferentes de todos os candidatos anteriores, não só da primeira volta destas eleições como de todos os candidatos a presidência da República do nosso país.

Que características são essas:
- Não tem nenhuma experiência governativa, já que acho que os meses em que foi primeiro ministro do JOMAV não pode contar como grande experiencia e mais não teve nenhum resultado positivo.
- Utilização de fake-news para influenciar a campanha e seus resultados.
- Utilização de uma mensagem desqualificada e insultuosa como forma de escamotear o debate das questões essenciais do Estado.
- Distribuição de dinheiro e de materiais.
- Utilização de um discurso e propaganda religiosa radical e étnica com o objectivo de manipular as crenças e fragilidades da população.
- Incoerência politica: critica a CEDEAO, quando a base da sua nomeação como primeiro-ministro foi um acordo da CEDEAO; reclama soberania quando vendeu a medalha Amílcar Cabral a El Bashir e depois assina acordos eleitorais com vista as presidenciais em território senegalês desprezando a mesma soberania que alega.

Esta realidade é completamente diferente da primeira volta e principalmente muito mais perigosa já que do seu resultado depende a unidade da nossa pátria, o reforço da consciência nacional e até a sobrevivência da nossa nação. Nação, essa que custou muitos sacrifícios, sofrimentos e vidas.

Cabral já alertava sobre a fragilidade da nossa Nação nascente:
“Mas temos de dar atenção à propaganda que fazem para nos desmobilizar, pois temos algumas fragilidades. Por exemplo, é através da luta que estamos a construir uma nação. Ainda somos frágeis nesse aspecto e alguns dos que cá estão sentados, mesmo alguns responsáveis do Partido, não atingiram a consciência exacta do que é a nossa Nação. Alguns continuam a sentir-se mancanhas, papéis, mandingas ou balantas mais do que propriamente guineenses.… nosso futuro é possível, como nação africana, como povo africano, para a marcha para a paz, o progresso e a felicidade ... Isso se formos capazes de eliminar do nosso meio todos os oportunistas, ambiciosos, malandros, bandidos e falsos, para concentrarmos o nosso trabalho sobre a inteligência e o valor daqueles que são sérios, honestos, dedicados, amigos verdadeiros do nosso povo…..

O que estas eleições demonstram é que a nossa Nação ainda é frágil e este escrutínio corre o perigo de aumentar ainda mais essa fragilidade. Por isso, a responsabilidade do cidadão eleitor é dupla: eleger um presidente que possa aglutinar à sua volta o povo guineense e salvaguardar as conquistas da luta de libertação entre as quais a maior foi construída sob o lema “Unidade e Luta”: a Nação guineense.

Esse Presidente, a meu ver, tem que ser Domingos Simão Pereira já que é o único dos candidatos que consegue aglutinar os guineenses à volta de um projecto, de um objectivo comum, de um sonho. É ele que representa aqueles cidadãos que Cabral considerava “sérios, honestos, dedicados, amigos verdadeiros do nosso povo”. É ele que será capaz de lutar contra os “oportunistas, ambiciosos, malandros, bandidos e falsos”, salvaguardando assim a continuidade da edificação da nossa Nação.

O que a segunda volta representa não é apenas a escolha de um candidato com o qual nos revemos ideologicamente ou sentimentalmente, mas sim a escolha da continuidade da construção e reforço, para não dizer salvação da Nação guineense e da Independência que tantos sacrifícios custaram.

Por tudo o acima dito, eu voto DSP (no número 1) e apelo às mulheres, aos jovens, a todos os cidadãos que amam a Guiné, que se sentem guineenses, que querem uma Nação unida e forte, que ambicionam ver o seu país desenvolver-se, que desejam que o nosso Estado resgate a sua dignidade internacional, que se unam e lutem para elegermos o Homem que hoje tem a capacidade de guiar-nos na realização desses objectivos sob o lema de Cabral “Unidade e Luta”.


Infelizmente, a Dra. Iva Cabral, filha primogénita de Amilcar Cabral continua a pensar estar a lidar com analfabetos na Guiné-Bissau. Certamente não foi essa a Educação que recebeu do Pai da Nacionalidade Guineense!


Por: Mestre Fernando Casimiro 

Em 46 anos de Independência da Guiné-Bissau e do assassinato de Amilcar Cabral, e das sucessivas barbáries, entre assassinatos, perseguições, torturas de Guineenses, pelo PAIGC, a "digníssima" Dra. Iva Cabral não tem nenhum trabalho académico publicado até hoje...

Calou-se, refugiou-se num silêncio ensurdecedor, mesmo na busca de verdades sobre o assassinato de Amilcar Cabral, seu pai, ou do golpe de Estado que tirou da Presidência da Guiné-Bissau, seu tio Luís Cabral.

Por que será...?!

Que historiadora é, afinal, Iva Cabral...?!

Agora quer escrever a história das eleições presidenciais deste ano na Guiné-Bissau, quando ainda se aguarda a segunda volta das eleições...?!

Quer santificar uns e diabolizar outros, quando, seja quem for o vencedor da segunda volta das eleições presidenciais agendadas para 29 de Dezembro próximo, terá que respeitar o seu concorrente, pois que, esse também, terá certamente, muitos votos de milhares de cidadãos eleitores que gostariam de tê-lo como Presidente da República.

Para quê a diabolização de 1 entre 2 candidatos, quando qualquer um deles pode vir a ser o próximo Presidente da República da Guiné-Bissau, dependendo disso, numa perspectiva transparente e real, a vontade, a decisão, nas urnas, do povo eleitor?

Dra. Iva Cabral, nesta segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, concorrem 2 cidadãos guineenses, votados pelo povo eleitor guineense a essa segunda volta, num universo de 12 candidatos. Mesmo desgostando de um dos 2 candidatos, respeite os votos de milhares de cidadãos eleitores que decidiram filtrar 2 entre 12 candidatos, para que houvesse uma segunda volta das eleições presidenciais.

O Povo eleitor se quisesse dar ao candidato da Dra. Iva Cabral a vitória na primeira volta, tê-lo-ia feito, mas tal não aconteceu, e dessa decisão do Povo Eleitor é que a Dra. Iva Cabral deveria tirar as devidas ilações, antes de entrar para o campo do desprezo e da diabolização do "outro" candidato...

Estamos em democracia, cara historiadora, e o Pluralismo tirou lugar à Unicidade do PAIGC, enquanto Partido/Estado...

Saiba respeitar todo e qualquer político guineense, sem fazer juízos de valor, assentes em acusações que não pode provar, ainda que possa fazer críticas e questionamentos, como contributos para a elevação do clima de transparência que deve nortear a vida política, institucional, social, económica e outras, da Guiné-Bissau.

Como é fácil e barato assumir a Academia e a Intelectualidade, na Guiné-Bissau, por via da realização de eleições legislativas e, ou presidenciais...

Didinho 09.12.2019 — com Fernando Casimiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário